Joana Cota apresentou o seu mais recente CD na edição de 2022 da Mostra Cultural de Monsanto, terra natal da fadista. Foto: Luís Carmo

A freguesia de Monsanto, no concelho de Alcanena, vai promover a 4ª Edição do MONS’ARTE – Mostra Cultural da Freguesia de Monsanto, nos dias 21, 22 e 23 de junho. O evento vai decorrer na Casa da Cultura de Monsanto, correspondendo a uma iniciativa cultural que visa incentivar, dar oportunidade e mostrar o talento nas áreas da escrita, escultura, música e pintura, a pessoas nascidas e/ou residentes, ou com raízes familiares fortes na freguesia.

A 4ª edição do MONS’ARTE vai contar com mais de 50 participantes, com idades compreendidas entre os 4 e os 90 anos. Durante três dias, o programa integra diversas atividades, nomeadamente uma homenagem a antigos combatentes do Ultramar da freguesia associado às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, no dia 21 às 21h00 no Lagar do Lobo. Trata-se de uma conversa temática com a moderação de Fernando Soares e Susana Antunes, com acompanhamento musical do músico Pedro Dyonysyo.

No sábado, dia 22, será apresentada a nova obra literária da escritora Ana Cota – “Palavras Que o Tempo Não Me Deixou Dizer”, pelas 14h30, na Casa da Cultura de Monsanto.

Pelas 16h00 terá lugar uma conversa redonda sobre uma das personalidade que marcou a história da freguesia, com destaque a nível nacional e que dá nome a uma das principais artérias da freguesia, rua em Alcanena e um Largo em Lisboa – o militar galardoado com a Ordem da Torre e Espada, Alferes Francisco Duarte – “O Arbirú!”.

Ainda no sábado, pelas 18h00, decorre um café-concerto com o músico Telmo Lourenço e amigos, acompanhado com artistas da freguesia. Durante os dias de evento, será ainda possível assistir a encontros com escritores e apresentações de trabalhos escritos, audições de jovens músicos com o apoio do Conservatório de Música do CAORG, evento criativo para as crianças para os “Os Mons´Artistas de Palmo eMeio” – “Histórias do Coração”, dinamizada pela psicóloga Núria Duarte e pela educadora Filipa Mina.

Estará também patente uma alargada exposição permanente de trabalhos de pintura e escultura, assim como um espaço de café-bar dinamizado pelos pais das crianças do Jardim de Infância de Monsanto.

A mostra cultural da freguesia de Monsanto, em Alcanena, tem entradas gratuitas. “Um evento bairrista, salutar, dado sermos uma freguesia rural, com menos de 1000 habitantes, mas repleta de talento!”, sublinha a Junta de Freguesia em nota divulgada.

Mestre em Jornalismo e apaixonada pela escrita e pelas letras. Cedo descobriu no Jornalismo a sua grande paixão.

Deixe um comentário

Leave a Reply