O jornal mensário “A Voz do Espinheiro” celebra no sábado, 26 de fevereiro, os seus 50 anos com um momento simbólico na aldeia do Espinheiro. Na reunião de executivo da Câmara de Alcanena realizada a 21 de fevereiro, que decorreu de forma descentralizada naquela freguesia, foi aprovado um voto de louvor à publicação.
O voto de congratulação e louvor foi aprovado por unanimidade, sob proposta da oposição PS. No texto lido na ocasião foi lembrado que o jornal foi fundado em fevereiro de 1972, tendo como seu principal dinamizador João David Lourenço.
“Nasceu pela necessidade que o seu fundador sentiu em documentar os principais acontecimentos que iam ocorrendo nesta localidade, quer para toda a comunidade local, quer para todos os emigrantes que se encontravam espalhados pelos mais diversos países, servindo ainda como um importante registo de memórias para as comunidades vindouras. Teve início como uma publicação doméstica, com redação e administração de João David Lourenço, tendo como diretor o professor António Juvenal Duarte Brites e como editora a sua esposa Maria Natália Rodrigues Louro”, adianta.
O jornal é o resultado do trabalho voluntário dos seus colaboradores, tendo contado com o trabalho de figuras locais como Eduardo Botelho, Fátima Carloto, Luís Miguel Brites Saca e Lina Maria Davide Silva Louro.
“A União de Freguesias Malhou Louriceira e Espinheiro, proprietária da “Voz do Espinheiro”, com o apoio da Câmara Municipal de Alcanena e de todos os colaboradores voluntários, tem conseguido manter este importante projeto que, com cerca de uma centena de assinantes relata, mensalmente, os principais acontecimentos desta comunidade, funcionando como um importante elo de proximidade entre todos os espinheirenses”, refere ainda o texto.
O município de Alcanena, aquando das comemorações do 101.º aniversário da fundação do concelho, atribuiu a Medalha de Mérito do Município de Alcanena – Grau Ouro – Aos Meios de Comunicação Social Local, reconhecendo também a importância deste periódico local.
O voto foi aceite e acompanhado pelo restante executivo dos Cidadãos por Alcanena. Entretanto a administração do jornal fez saber ao mediotejo.net que vai decorrer este sábado um momento celebrativo simbólico da data, na presença de colaboradores e diretores, ex-diretores e executivo no Museu Etnográfico do Espinheiro.
O evento ocorre a partir das 11h00, seguido de uma romagem ao cemitério para colocar uma coroa de flores na sepultura do fundador do jornal e almoço.
