No Centro Ciência Viva do Alviela vão realizar-se no sábado, dia 23 de novembro, às 15:00, as Jornadas do Carso com uma conferência sobre o Maciço Calcário Estremenho e com a apresentação da reedição fac-símile da tese de doutoramento de Fernandes Martins (1949 – 2019) publicada há 70 anos.
Foi em 1949 que o geógrafo Alfredo Fernandes Martins apresentou a sua tese de doutoramento “O Maciço Calcário Estremenho – Contribuição para um Estudo de Geografia Física”, na Universidade de Coimbra, um trabalho de elevado rigor científico, ainda hoje atual em muitas das suas interpretações científicas e de grande utilidade teórica nos estudos sobre o carso português.
Para assinalar os 70 anos desta tese a Câmara Municipal de Alcanena, o Centro Ciência Viva do Alviela, o Politécnico de Leiria e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas decidiram organizar este evento.
Sobre o Maciço Calcário Estremenho, em diferentes abordagens, vão falar Diogo Abreu e Maria Luísa Rodrigues, da Universidade de Lisboa e José Manuel Martins de Azevedo, da Universidade de Coimbra.