Foto ilustrativa: Pixabay

A entrega de trabalhos concorrentes aos XXXVI Jogos Florais do concelho de Alcanena pode ser feita a partir de dia 9 de janeiro até 31 de março. Os Jogos Florais pretendem “ser um espaço de incentivo e estímulo à criatividade através das expressões literária e plástica”.

A participação pode ser feita no máximo com dois trabalhos nas duas modalidades de Expressão Literária (prosa ou poesia) e Expressão Plástica (desenho, pintura e colagem ou Fotografia), ou seja, cada concorrente pode participar com um total de quatro trabalhos, nas categorias de criança, jovem, adulto e sénior.

A este concurso podem concorrer todas as pessoas naturais, residentes ou que exerçam a sua atividade profissional no concelho de Alcanena, exceto na Modalidade Fotografia, cujo âmbito é nacional.

Todos os trabalhos apresentados a concurso devem ser inéditos e identificados sob pseudónimo. Os trabalhos de Expressão Literária deverão ser escritos em Língua Portuguesa e datilografados ou processados em computador, em tamanho 12, com espaçamento entrelinhas de 1,15, não podendo exceder as 3 páginas.

A modalidade Poesia poderá ser apresentada nas suas mais diversas formas, tais como quadra, décima, soneto, qualquer outra métrica ou verso livre, não podendo exceder as três páginas.

Na modalidade Expressão Plástica, os materiais a utilizar ficam ao critério e criatividade dos concorrentes, bem como o suporte, não podendo exceder as medidas máximas de 30 x 40cm (tamanho A3).

Na modalidade Fotografia os trabalhos podem ser a preto e branco ou a cores e apresentar o formato 18x24cm. Os trabalhos deverão ter, no verso, o pseudónimo, título, idade do/a concorrente e categoria a que concorrem.

Em cada modalidade e categoria serão atribuídos três prémios em vales e o júri poderá, ainda, decidir pela atribuição de menções honrosas aos trabalhos que o justificarem. Os prémios a atribuir terão os valores de 100 euros (+dois bilhetes CTSP + um bilhete CCVA + um bilhete Museu Aguarela) para o primeiro classificado, 75 euros (+ dois bilhetes CTSP + um bilhete CCVA) para o segundo lugar e 50 euros (+ dois bilhetes CTSP) para quem ficar classificado na terceira posição.

Todos os participantes recebem um certificado de participação.

Pode consultar a totalidade das normas de participação AQUI.

Para esclarecimentos ou mais informações deve-se contactar através do número 249889010 ou do email jogosflorais@cm-alcanena.pt

Rafael Ascensão

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *