A freguesia de Monsanto, em Alcanena, promove várias iniciativas em comunidade e convívio durante o mês de dezembro, de modo a assinalar o Natal. O primeiro desafio é desde logo lançado esta quinta-feira, dia 1 de dezembro, onde as famílias são convidadas a unir esforços e a construir um presépio comunitário, empreendimento que passa pela apanha de musgo e uso de materiais recicláveis na sua construção.
O encontro está marcado para as 14h30 junto à capela em Covão do Feto, repetindo-se a iniciativa à mesma hora no dia 11, junto à Igreja Matriz de Monsanto.
Nos dias 3 e 4 de dezembro as atividades dinamizadas – “Natal das Crianças” e “Banca de Natal” são organizadas pela IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) a “Casinha” e pelos pais do Jardim de Infância de Monsanto, respetivamente.
E o executivo e a Assembleia da Junta de Freguesia vão, no fim de semana antes no Natal (17 e 18 de dezembro), percorrer a freguesia no tradicional porta a porta de votos de boas-festas, sendo que no dia 17 (17h30) tem ainda lugar uma missa e um concerto de Natal na Capela de Covão do Feto, onde vão marcar presença os músicos Luísa Duarte (voz) e Eduardo Marques (piano).
Já no dia 18, a partir das 11h00, as crianças até aos nove anos são convidadas a acompanhar a chegar do Pai Natal ao largo da Igreja de Monsanto, onde a figura-mor do Natal vai oferecer prendas simbólicas.
O programa termina no dia 24 de dezembro com a tradicional fogueira de Natal junto ao largo da Igreja de Monsanto.
