O município de Alcanena dinamiza a partir de hoje, dia 19, e até segunda-feira, 22 de maio, o Festival da Biodiversidade. A iniciativa recebe este ano a feira “OBSERVACARSO”, da rede nacional de feiras OBSERVA, com presença da Secretária de Estado Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, na abertura.

Segundo nota de imprensa, “trata-se de um festival dedicado ao tema da preservação da biodiversidade, da proteção da natureza, educação ambiental, desenvolvimento sustentável, turismo de natureza, desportos radicais, energias renováveis, incluindo também a fotografia, o cinema, artes plásticas, a pintura e a ilustração da natureza”.

O programa tem início esta sexta-feira, às 14h30, no Centro Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio, com a sessão solene de abertura. Na ocasião estará presente a Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos.

Segue-se, às 16 horas, a conferência “Biodiversidade, Divulgação Científica e Valorização do Território”, com a participação de Helena Freitas, coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, Maria João Botelho, presidente da Federação Minha Terra, e Rosalia Vargas, presidente da Agência Nacional Ciência Viva, tendo como moderador José Vítor Malheiros, da Agência Nacional Ciência Viva.

Pelas 19 horas tem lugar uma sessão CINEECO (Seia – Portugal), seguindo-se, pelas 21 hotas, uma Oficina de Danças Tradicionais Europeias, com Ahkorda & Amigos.

No sábado, dia 20, a partir das 10 horas, decorre um Passeio Pedestre, durante o qual serão apresentadas as obras elaboradas no âmbito do projeto “Arte Natura”, uma das componentes da candidatura apresentada ao iNature – Turismo Sustentável em Áreas Classificadas.

Conforme explica o comunicado, o projeto “Arte Natura” consiste num “concurso de promoção artística, cuja temática é a utilização e valorização dos recursos naturais existentes, aplicados à pintura, escultura, artesanato, fotografia, entre outros. Pretende-se proporcionar, a artistas de renome e emergentes, a exploração dos recursos existentes, dando a conhecer a sua visão do território, através das diferentes abordagens ou leituras. Trata-se de uma aproximação dos artistas plásticos com o meio local e a sua população, enriquecendo-a e despertando-lhe a consciência  da valorização do património existente”.

Às 16 horas Luísa Schmidt apresenta o seu livro “Portugal: Ambientes de Mudança”, numa sessão que contará com a presença do ambientalista José Manuel Alho. Pelas 19 horas decorre mais uma sessão CINEECO (Seia – Portugal), seguindo-se, às 21h30, Música ao Vivo com They Must Be Crazy.

No dia 21 de maio, domingo, a partir das 9 horas, arranca o BaTT – Maratona de BTT Alcanena – Serras de Aire e Candeeiros. Pelas 15 horas há Tarde Cultural, com as atuações do Rancho Folclórico e Cultural de Covão do Coelho (15 horas), Robustuna Afonsina (16 horas), Grupo de Cantares e Tradições de Espinheiro e Jogo do Pau de Espinheiro (17 horas). Às 18 horas realiza-se mais uma sessão CINEECO (Seia – Portugal), seguindo-se, às 19 horas, Música ao Vivo com Banda d’Ká.

Na segunda-feira, dia 22 de maio, o Dia Internacional da Biodiversidade é assinalado com a apresentação do livro infantil “Vida de Morcego”, uma das vertentes do projeto Quiroptário Fora de Portas, com textos da equipa do Centro Ciência Viva do Alviela e ilustração e design de Marta Teives.

“Trata-se de um livro ilustrado, dirigido a alunos do 1º ciclo do ensino básico, que conta as aventuras do BATista, o morcego cientista. O livro tem poo objetivo dar a conhecer características dos morcegos, tais como a morfologia, a alimentação, os abrigos e as ameaças, sensibilizando as crianças para a conservação dos morcegos”, refere o texto.

Pelas 11h30 é a apresentação do projeto Jardim Mediterrâneo. Às 16 horas decorre nova sessão CINEECO (Seia – Portugal), estando o encerramento do festival previsto para as 18 horas.

“Haverá diversas atividades paralelas a decorrer durante os quatro dias do certame, nomeadamente anilhagem de aves, desportos radicais, desportos de natureza, balonismo, insufláveis, exposições e visitas temáticas, atividades de educação ambiental, mercado de produtos regionais e tasquinhas de gastronomia tradicional”, destaca a informação.

O Festival da Biodiversidade – OBSERVACARSO é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Alcanena, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas/Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, Centro de Ciência Viva do Alviela-Carsoscópio, Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, Marca NATURAL.PT e Fundação INATEL. É financiado pelo FEDER, através do programa PROVERE, do Centro 2020, enquadrado no âmbito do Portugal 2020.

Cláudia Gameiro

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *