O Dia Internacional da Proteção Civil foi assinalado em Alcanena esta sexta-feira, dia 3, com a presença do Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes. O Cine-Teatro São Pedro recebeu os alunos do concelho, aos quais se juntaram representantes da Proteção Civil e outras entidades públicas durante uma sessão pública, seguida pela inauguração de um novo veículo urbano de combate a incêndios.

As comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil tiveram lugar em Alcanena esta sexta-feira, num dia em que a chuva reduziu as iniciativas do programa à sessão pública dedicada à “Missão dos Agentes de Proteção Civil” com a presença do Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, e à inauguração de um veículo urbano de combate a incêndios (VUCI) dos Bombeiros Municipais de Alcanena.

Mário Silvrestre, Jorge Frazão e Sérgio Henriques. Fotos: mediotejo.net

A data é celebrada no dia 1 de março, mas foi assinalada esta sexta-feira com o objetivo de envolver a comunidade escolar do concelho, que encheu o auditório do Cine-Teatro São Pedro juntamente com diversos representantes da Proteção Civil e outras entidades públicas.

A sessão pública incluiu os discursos da presidente da Câmara Municipal, Fernanda Asseiceira, e dos comandantes das duas corporações de bombeiros do concelho, Jorge Frazão, dos Bombeiros Municipais de Alcanena, e Sérgio Henriques, dos Bombeiros Voluntários de Minde.

Irina Pinto, sargento-ajudante Teixeira, Sancho Dias e Mário Salcedas. Fotos: mediotejo.net

Mário Silvestre, responsável pelo comando distrital, falou sobre as diversas vertentes da Proteção Civil e destacou o papel individual de cada cidadão para que se concretize uma “cultura de segurança”. O comandante dirigiu-se aos alunos destacando o lema “a Proteção Civil somos todos nós” e apelando “são vocês que podem fazer a diferença”.

A GNR foi apresentada pela comandante do destacamento da GNR de Torres Novas, capitã Irina Pinto, e o sargento-ajudante Teixeira, do GIPS – Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro, seguindo-se a emergência médica, que foi explicada aos presentes pelo subchefe dos Bombeiros Municipais de Alcanena, Sancho Dias. O processo de desencarceramento foi o tema da apresentação de Mário Salcedas, chefe dos Bombeiros Voluntários de Minde.

Jorge Gomes e Fernanda Asseiceira. Fotos: mediotejo.net

O Secretário de Estado da Administração Interna encerrou a cerimónia oficial enaltecendo o investimento municipal realizado na área da Proteção Civil e a necessidade da coordenação de esforços para que os objetivos sejam cumpridos. Jorge Gomes referiu a apresentação da Estratégia Nacional de Proteção Civil Preventiva na passada quinta-feira, assim como o novo enquadramento legal da descentralização de competências para os municípios e as freguesias.

A aprovação do diploma inclui, entre outros, a aprovação dos planos municipais de emergência e proteção civil, o apoio às equipas de intervenção permanente das associações humanitárias dos bombeiros voluntários e a gestão do sistema de videovigilância. As freguesias passam a integrar a Comissão Municipal de Proteção Civil e podem constituir unidades locais presididas pelo presidente de junta.

Inauguração do veículo urbano de combate a incêndios (VUCI). Fotos: mediotejo.net

Antes de seguir para a inauguração do novo veículo urbano de combate a incêndios (VUCI), na Praça 8 de Maio, Jorge Gomes anunciou ainda a futura implementação de um conjunto de medidas, nomeadamente o cartão social do bombeiro e a revisão do estatuto dos bombeiros profissionais. A sua visita a Alcanena terminou com a assinatura do Livro de Honra do município no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Sónia Leitão

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.