O Dia Internacional da Proteção Civil foi assinalado em Alcanena esta sexta-feira, dia 3, com a presença do Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes. O Cine-Teatro São Pedro recebeu os alunos do concelho, aos quais se juntaram representantes da Proteção Civil e outras entidades públicas durante uma sessão pública, seguida pela inauguração de um novo veículo urbano de combate a incêndios.
As comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil tiveram lugar em Alcanena esta sexta-feira, num dia em que a chuva reduziu as iniciativas do programa à sessão pública dedicada à “Missão dos Agentes de Proteção Civil” com a presença do Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, e à inauguração de um veículo urbano de combate a incêndios (VUCI) dos Bombeiros Municipais de Alcanena.

A data é celebrada no dia 1 de março, mas foi assinalada esta sexta-feira com o objetivo de envolver a comunidade escolar do concelho, que encheu o auditório do Cine-Teatro São Pedro juntamente com diversos representantes da Proteção Civil e outras entidades públicas.
A sessão pública incluiu os discursos da presidente da Câmara Municipal, Fernanda Asseiceira, e dos comandantes das duas corporações de bombeiros do concelho, Jorge Frazão, dos Bombeiros Municipais de Alcanena, e Sérgio Henriques, dos Bombeiros Voluntários de Minde.

Mário Silvestre, responsável pelo comando distrital, falou sobre as diversas vertentes da Proteção Civil e destacou o papel individual de cada cidadão para que se concretize uma “cultura de segurança”. O comandante dirigiu-se aos alunos destacando o lema “a Proteção Civil somos todos nós” e apelando “são vocês que podem fazer a diferença”.
A GNR foi apresentada pela comandante do destacamento da GNR de Torres Novas, capitã Irina Pinto, e o sargento-ajudante Teixeira, do GIPS – Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro, seguindo-se a emergência médica, que foi explicada aos presentes pelo subchefe dos Bombeiros Municipais de Alcanena, Sancho Dias. O processo de desencarceramento foi o tema da apresentação de Mário Salcedas, chefe dos Bombeiros Voluntários de Minde.

O Secretário de Estado da Administração Interna encerrou a cerimónia oficial enaltecendo o investimento municipal realizado na área da Proteção Civil e a necessidade da coordenação de esforços para que os objetivos sejam cumpridos. Jorge Gomes referiu a apresentação da Estratégia Nacional de Proteção Civil Preventiva na passada quinta-feira, assim como o novo enquadramento legal da descentralização de competências para os municípios e as freguesias.
A aprovação do diploma inclui, entre outros, a aprovação dos planos municipais de emergência e proteção civil, o apoio às equipas de intervenção permanente das associações humanitárias dos bombeiros voluntários e a gestão do sistema de videovigilância. As freguesias passam a integrar a Comissão Municipal de Proteção Civil e podem constituir unidades locais presididas pelo presidente de junta.

Antes de seguir para a inauguração do novo veículo urbano de combate a incêndios (VUCI), na Praça 8 de Maio, Jorge Gomes anunciou ainda a futura implementação de um conjunto de medidas, nomeadamente o cartão social do bombeiro e a revisão do estatuto dos bombeiros profissionais. A sua visita a Alcanena terminou com a assinatura do Livro de Honra do município no Salão Nobre dos Paços do Concelho.