No âmbito do Programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”, espera-se que os habitantes, ao toque a rebate do sino, se desloquem, a pé, para o refúgio coletivo, localizado no Miradouro de Chã de Cima. Esta é uma iniciativa do SMPC – Serviço Municipal de Proteção Civil de Alcanena, no âmbito das Comemorações do Mês da Proteção Civil, que se assinala ao longo do mês de março, com a promoção de várias atividades.
O programa “Aldeia Segura” é um “Programa de Proteção de Aglomerados Populacionais e de Proteção Florestal” e destina-se a estabelecer “medidas estruturais para proteção de pessoas e bens e dos edificados na interface urbano-florestal, com a implementação e gestão de zonas de proteção aos aglomerados e de infraestruturas estratégicas, identificando pontos críticos e locais de refúgio”.
Já o programa “Pessoas Seguras” visa promover “ações de sensibilização para a prevenção de comportamentos de risco, medidas de autoproteção e realização de simulacros de planos de evacuação, em articulação com as autarquias locais”.
Ambos os programas têm por objetivo a proteção de pessoas localizadas na interface urbano-florestal, através da implementação e gestão de zonas de proteção e locais de refúgio nos aglomerados, bem como da sensibilização das populações para a prevenção de comportamentos de risco e para a adoção de medidas de autoproteção e de preparação face a incêndios rurais, por forma a reforçar a sua segurança.
Deste modo, é importante a colaboração das populações, garantindo, através dos exercícios, se a implementação do programa se ajusta ou não às realidades dos territórios.
