No dia 22 de maio comemora-se o Dia Internacional da Biodiversidade – Do Acordo à Ação: Reconstruir a Biodiversidade. Para assinalar este dia, o Centro Ciência Viva do Alviela, em Alcanena, está a organizar diversas atividades na natureza com observação de peixes, insetos, aves, carnívoros e morcegos.
Ao longo de três dias, os interessados vão poder observar diversas espécies na companhia de investigadores e especialistas, na Praia Fluvial dos Olhos de Água do Alviela e no Paul do Boquilobo. “Esta comemoração alerta a população mundial para a urgência e importância da conservação da diversidade biológica para o equilíbrio dos ecossistemas naturais e a sobrevivência das espécies”, refere nota de imprensa.
No sábado, dia 20 de maio, a Praia Fluvial dos Olhos de Água vai acolher várias iniciativas com diferentes temáticas. O dia começa às 14h00, com o tema de insetos polinizadores, com Eva Monteiro da Tagis, do Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, até as 16h30. Nesse mesmo dia, das 20h30 às 22h30, há observatório de insetos noturnos, também com Eva Monteiro.
No domingo, dia 21 de maio, às 9h00, o Centro de Ciência Viva do Alviela promove uma sessão de observação de aves na Reserva Natural do Paul do Boquilobo, que será conduzida por Fernando Faria Pereira, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
No dia 13, a iniciativa decorreu na Praia Fluvial dos Olhos de Água, com Carla Sousa Santos, do MARE, com observação na parte da manhã dos peixes do rio Alviela, seguida de uma sessão sobre carnívoros portugueses, com Luís Rosalindo, do departamento de Biologia Animal da Universidade de Lisboa, e observação noturna de morcegos, com Maria João Silva, do Centro Ciência Viva do Alviela.
As inscrições são obrigatórias e podem ser feitas através de email info@alviela.cienciaviva.pt, ou pelo telefone 249 881 805.