Centro de Ciência Viva promove visita guiada ao Percurso Interpretativo das Nascentes do Alviela (PR1). Foto: DR

Descobrir o Percurso Interpretativo das Nascentes do Alviela é o desafio que o Centro Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio lança para este domingo, dia 29 de maio, num trajeto de 1,5km que promete desvendar um pouco da ribeira dos Amiais, um dos poucos cursos de água superficiais do Maciço Calcário Estremenho, bem como as formações cársicas que caracterizam a região.

“Atravessando os calcários do Jurássico, percorremos um trilho marcado pela vegetação mediterrânica arbustiva que perfeitamente se adapta às condições da região. Iremos encontrar uma janela cársica que se abre para um conjunto de grutas, um sumidouro por onde a água da ribeira dos Amiais “desaparece” e vamos conhecer o canhão da ribeira dos Amiais que traz à superfície as águas que fizeram um percurso subterrâneo de cerca de 200m”, revela a organização.

Limitada a 15 participantes, a atividade tem ponto de encontro marcado para as 10h30 no Centro de Ciência Viva, local de onde se parte para percorrer um circuito linear (acidentado) de 1,5 km, o qual está previsto ser percorrido em cerca de hora e meia.

As inscrições, que têm o custo de 2€ por pessoa (a partir dos 5 anos), devem ser feitas através do email info@alviela.cienciaviva.pt ou do telefone 249881805

Para esta iniciativa que decorre no último domingo de cada mês, a organização aconselha os participantes a usarem roupa confortável e calçado adequado, bem como a levarem água.

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo.

Entre na conversa

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *