O Centro de Ciência Viva do Alviela, em Alcanena, promove, durante as férias escolares da Páscoa, os programas Carsoférias, para crianças dos 6 aos 11 anos, e Cientistas no Campo, para alunos do secundário.
O programa de atividades, que decorre durante esta semana e na próxima, proporciona “experiências com ovos, uma caça ao ovo de chocolate e uma escavação paleontológica, que vai mostrar que as galinhas já tiveram dentes”, podendo os mais velhos “explorar a biologia, geologia e hidrogeologia do Maciço Calcário Estremenho” com saídas de campo, recolha e análise de águas, visita a laboratórios e exploração da ciência e tecnologia associada a uma importante indústria da região: os curtumes.
Para os que têm mais de 60 anos, no dia 30 haverá Ciência no Prato, com Maria Gabriela Lima, do Departamento de Tecnologia Alimentar, Biotecnologia e Nutrição da Escola Superior Agrária de Santarém, a ensinar “como de uma abóbora se faz um creme de barrar saudável, com muito baixo teor de gordura e muita vitamina”.
