“Homem de fé, possuidor de uma profunda sensibilidade social que se manifesta em tantas obras por ele concretizadas e outras tantas dinamizadas, é um verdadeiro empreendedor social”. É desta forma que a Câmara de Alcanena se refere ao Padre António Pereira, ao qual foi aprovado por unanimidade um voto de louvor pelos 50 anos de sacerdócio, que se assinalam este ano.
A presidente da Câmara, Fernanda Asseiceira, apresentou a proposta na reunião do dia 28, em que se faz um elogio ao trabalho efetuado pelo pároco tanto a nível da igreja como das comunidades onde esteve inserido.
O Padre António Pereira é um “conhecedor das virtudes e dos problemas das comunidades com as quais trabalha e consegue agregar um conjunto de vontades que permitem valorizar tanto os valores espirituais como os patrimoniais dessas mesmas comunidades”.
Por isso, a Câmara aprovou associar-se às Homenagens prestadas ao Padre António Martins Pereira, “Homem de grande Humanismo e Sensibilidade, determinado pela fé e disponibilidade constante para servir o próximo, e delibera a atribuição de um voto de congratulação e louvor por todo o seu percurso e pela comemoração do cinquentenário de sacerdócio”.
O Padre António Pereira, nasceu no dia 30 de outubro de 1943, no lugar da Lomba, Freguesia de Sobrado, Concelho de Valongo, sendo filho de João Pereira e de Ana Martins Ferreira.
Após a instrução primária ingressou no Seminário Monfortino de Fátima onde veio a concluir os estudos liceais. Seguiu-se um ano de Noviciado que realizou na Junqueira, Vila do Conde, ingressando na Congregação dos Missionários Monfortinos.
Após o Noviciado fez os estudos filosóficos em França e os teológicos em Itália (Roma) vindo a concluir a sua formação teológica em Lisboa. Foi ordenado sacerdote no dia 29 de junho de 1969, no Seminário de Fátima.
Durante todo o seu percurso, foi Professor, Prefeito dos estudos e Reitor do Seminário Monfortino, tendo em simultâneo estudado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde obteve o grau de licenciatura no curso de Línguas Românicas.
Logo após a ordenação dedica-se também de forma intensa ao Centro Desportivo de Fátima, primeiro como jogador – primeiro padre como jogador federado – treinador e depois dirigente, exercendo ainda, à presente data, o cargo de presidente do Centro Desportivo de Fátima.
Em 1975 funda o Centro de Estudos de Fátima (CEF) onde foi professor e diretor por longos anos.
Funda o Centro de Reabilitação Infantil de Fátima (CRIF) em 1977 sendo o seu presidente, cargo que ainda mantém à presente data.
Trabalha quatro anos junto das comunidades portuguesas dos Estados Unidos (1986-1990) na cidade de Elizabeth, estado de New Jersey, para depois fazer um ano sabático de estudos em Roma em 1990.
Em 1991 recebe o mandato para trabalhar no Alentejo nas paróquias do Concelho de Ourique e de Castro Verde, onde se manteve por um período de 10 anos.
No ano 2000 é nomeado Superior Delegado dos Missionários Monfortinos em Portugal, tendo exercido essa missão por dois mandatos que terminaram no ano 2006.
Terminado o mandato de Superior Delegado assume várias paróquias na diocese de Santarém: Chancelaria, Monsanto, Abrã, Amiais de Baixo, Moitas Venda, Vila Moreira e mais recentemente colabora com o P. Carlos Miguel nas paróquias de Bugalhos e de Alcanena.
Exerce ainda um cargo de direção nos Bombeiros Voluntários de Fátima.
Discover more from Médio Tejo
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
