Chícharo é uma leguminosa com aspeto de tremoço mas sabor semelhante ao grão, que se come tradicionalmente cozido com bacalhau. Foto arquivo: mediotejo.net

A freguesia de Bugalhos, fundada em 1219, recebe a décima edição do festival onde o chícharo é rei. A abertura do certame far-se-á na sexta-feira, dia 25 de outubro, às 19:00, com a presença da Confraria do Chícharo. No primeiro dia a animação musical é proporcionada pelo Grupo de concertinas da Barrenta, a partir das 21:30.

Nos dias seguintes, o festival abre para servir almoços e, do programa, conta-se animação musical, dança e, no domingo, 27, a actuação do Rancho folclórico “Os Camponeses de Riachos”, pelas 15:00, encerrando o festival às 17:00.

Além do chícharo, há outros pratos tradicionais para degustar como a cachola. O certame inclui ainda stands de doces tradicionais, artesanato, coleccionismo, entre outros.

Deixe um comentário

Leave a Reply