A Câmara Municipal de Alcanena promove dia 2 de junho, sexta-feira, às 18 horas, no Pavilhão da Associação Recreativa de Vale Alto, uma sessão de Apresentação Pública do Projeto da Rede de Esgotos do Covão do Coelho e Vale Alto. Pelas 21 horas, no salão da Igreja Paroquial de Covão do Coelho, repete-se a mesma apresentação para aquela localidade.
“A execução da Rede de Saneamento de Águas Residuais de Covão do Coelho e Vale Alto visa complementar o sistema de águas residuais de Minde, que apenas serve a localidade de Minde. Com a concretização deste projeto, pretende-se ampliar a cobertura do sistema aos lugares de Vale Alto e Covão do Coelho, otimizando, desta forma, a estação de tratamento de águas residuais (ETAR) de Minde”, refere nota de imprensa municipal.
“O sistema de saneamento proposto permitirá encaminhar as águas residuais para um tratamento adequado à sensibilidade do meio recetor e seus usos (ETAR de Minde), situação que não ocorre atualmente, dado que os efluentes domésticos não tratados são encaminhados para fossas séticas individuais, onde sofrem apenas um tratamento primário”, continua.
Este projeto foi alvo de uma candidatura ao fundo de coesão, cuja gestão recai no Programa Operacional Sustentabilidade e Eficácia no Uso de Recursos (POSEUR), a qual foi aprovada a 23 de fevereiro de 2017. “O valor total previsível para o investimento é de 3.522.264,81 euros, correspondendo uma contrapartida comunitária no valor de 2.382.910,41 euros e nacional de 1.139.354,40 euros”, refere o mesmo texto.
“Este projeto incluiu-se num conjunto de outros projetos já concluídos, com vista à cobertura total da rede de saneamento básico do concelho, tendo também como objetivo melhorar o atendimento de águas residuais do concelho de Alcanena, bem como reduzir a poluição dos aquíferos subterrâneos, associada à descarga de efluentes não tratados no meio ambiente”, termina.
A ETAR é de Minde e de Mira de Aire e foi comparticipada pelas Câmaras de Alcanena e de Poto de Mós e pelas CCR de Lisboa e Vale do Tejo e do Centro. Convinha saber-se qual a percentagem de habitações, espaços industriais, comercais e de serviços e bem assim serviços sociais e serviços públicos que estejam efectivamente ligados à ETAR de Minde e de Mira de Aire, tanto do lado de Minde como de Mira de Aire, para se poder aferir a percentagem de uetentes que ainda não estão ligados à ETAR.