O concelho de Alcanena inicia a época balnear no sábado, dia 27 de junho, com a praia fluvial dos Olhos d’Água do Alviela a hastear a Bandeira Azul pelo segundo ano consecutivo, anunciou o vereador do Turismo, Gabriel Feitor.
O momento simbólico do hastear da bandeira está agendado para 29 de junho, distinção atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que reconhece a qualidade ambiental, segurança e serviços do espaço balnear.
Segundo o autarca, a época balnear arranca com todas as condições asseguradas na praia fluvial, na sequência dos trabalhos de limpeza e reposição de condições de segurança realizados após a tempestade Kristin.
“Já temos tudo preparado, nomeadamente segurança, acompanhamento da GNR ao espaço e técnicos alocados às atividades. Vamos também ter programação ao longo de toda a época balnear”, afirmou Gabriel Feitor.

Este ano, a oferta de verão no concelho será reforçada pela Piscina Municipal de Minde, que reabre a 6 de julho para acolher atividades aquáticas, enquanto as piscinas descobertas de Alcanena encerram para obras de eficiência energética.
As Piscinas Municipais de Alcanena vão encerrar ao público a partir de 3 de julho, no âmbito de uma intervenção destinada à modernização e melhoria da eficiência energética do equipamento.
Para minimizar o impacto junto dos utilizadores, o município decidiu transferir temporariamente as atividades aquáticas para Minde, incluindo aulas de natação e outras modalidades.
“Será um ano atípico nesse aspeto, porque as piscinas exteriores de Alcanena vão encerrar para intervenção, mas na piscina municipal de Minde iremos manter a componente de verão”, referiu o vereador.

Além da praia fluvial principal, o município destaca ainda vários pontos de lazer ao longo do rio Alviela, como a Ponte da Pedra, a Ponte Ferreira e o Vigário, que continuam a atrair visitantes durante o verão.
O rio Alviela, que atravessa o concelho, integra ainda a envolvente do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, reforçando a aposta no turismo de natureza.

A autarquia sublinha também o impacto económico da época balnear, com reflexos na restauração, comércio local e serviços devido ao aumento de visitantes durante os meses de verão.
Piscinas Municipais de Alcanena encerram para obras de eficiência energética
As Piscinas Municipais de Alcanena vão encerrar ao público a partir de 03 de julho para dar início a uma intervenção destinada a melhorar a eficiência energética das instalações. A empreitada integra o plano de modernização dos equipamentos municipais e pretende aumentar os níveis de conforto, sustentabilidade e qualidade do espaço.
Durante o período de execução dos trabalhos, o complexo permanecerá temporariamente encerrado, permitindo a realização das intervenções previstas no âmbito da requalificação energética do edifício.
Para minimizar o impacto junto dos utilizadores e assegurar a continuidade das atividades aquáticas no concelho, a Piscina Municipal de Minde reabrirá ao público no dia 06 de julho. Este equipamento passará a acolher as atividades habitualmente desenvolvidas nas Piscinas Municipais de Alcanena, incluindo aulas de natação e outras modalidades aquáticas.

O município de Alcanena sublinha que esta intervenção representa um investimento na melhoria das condições oferecidas à população, contribuindo para uma gestão mais eficiente dos recursos e para a valorização dos equipamentos municipais.
Em nota divulgada, a autarquia agradece a compreensão dos utilizadores pelos eventuais constrangimentos decorrentes da realização das obras.

