De 9 a 11 de junho, o Festival Jazz Minde torna a encher os palcos da Fábrica da Cultura, no coração da vila dos têxteis e do minderico. Este ano o Festival decorre em simultâneo com a Feira Sabores da Serra D’aire, no recinto exterior da Fábrica e com vista para o Polje de Minde. Três palcos, 12 bandas, num Festival que já ganhou reputação a nível nacional e que junta este ano a música às tradições locais.
A Feira de gastronomia decorre no fim-de-semana de 10 e 11 de junho, com áreas reservadas ao artesanato, gastronomia, infantil, esplanada central e palcos Natura e Show, integrados no Jazz Minde. No recinto exterior da Fábrica da Cultura, os sabores e tradições de Minde vão acompanhar os concertos do Festival.
O Jazz Minde arranca dia 9 de junho, sexta-feira, a partir das 22 horas, com Delta Blues Riders, The 44 Dilers e os Bizu Coolective. Dia 10, sábado, atuam a partir das 22 horas Diego el Gavi e os Rohey (Noruega). A 11 de junho, a partir das 14h30, sobrem a palco a Orquestra Molto Vivace, Drama&Beiço, Butchers Brass Band e Rock School Mira D’aire. No mesmo dia, pelas 17 horas, atuam Minde Drums Group, o português Mário Franco (acompanhado ao piano por Luís Figueiredo, autor dos arranjos musicais da canção vencedora da Eurovisão) e o americano Kurt Rosenwinkel.
A par deste programa musical, na Tenda das Artes, dias 10 e 11 de junho, decorrem espetáculos de arte circense, estórias infantis, novos talentos e workshops.