Vitória de Sernache recebe Louletano na 6ª jornada da Liga 3. Foto: GDVS

O regresso da Liga 3 e do Campeonato de Portugal, o arranque da II Distrital, a final da InCup e o Trail Abrantes 100, com 750 atletas inscritos, marcam um fim de semana que inclui ainda a Supertaça Inatel, a I Distrital e o futsal nacional.

Depois de uma pausa competitiva, as equipas da região regressam às competições nacionais de futebol, enquanto os campeonatos distritais prometem uma jornada de particular interesse, com destaque para os jogos que envolvem os líderes da I Divisão.

Em Abrantes, a InCup chega à fase decisiva, com os Lobos do Carvalhal e os Esparteiros a disputarem o troféu. A agenda inclui ainda o início da nova temporada da II Distrital, a Supertaça da Fundação Inatel e a nona edição do Trail Abrantes 100, uma das provas de maior exigência física realizadas no concelho.

Liga 3 | União de Santarém bate Lusitano e Vitória de Sernache defronta Louletano

A sexta jornada da Série B da Liga 3 marca o regresso à competição para União de Santarém e Vitória de Sernache. A equipa escalabitana entrou em campo na sexta-feira, recebendo e vencendo o Lusitano de Évora por 3-0, com golos de Afonso Costa (2) e João Nóbrega, todos na primeira parte.

Já o Vitória de Sernache defronta este sábado o Louletano, procurando alcançar a primeira vitória no campeonato.

O União de Santarém ascendeu ao quinto lugar, à condição, com sete pontos, enquanto o Vitória de Sernache segue no 10º lugar, com um ponto, procurando recuperar terreno na classificação.

Confira AQUI resultados e classificações.

6.ª jornada / Liga 3 / Série B

Sexta-feira, 9 de outubro

  • 21h00 – União de Santarém 3–0 Lusitano de Évora

Sábado, 10 de outubro

  • 15h00 — Vitória de Sernache – Louletano

Campeonato de Portugal | Fátima recebe Nazarenos, Sertanense e Fazendense jogam fora

Fátima joga em casa frente ao Nazarenos. Fotos: CDF

O Campeonato de Portugal regressa este domingo, com a disputa da quinta jornada. O Fátima recebe o Nazarenos, enquanto Sertanense e Fazendense jogam fora de portas, diante do Marialvas e do Atlético da Malveira, respetivamente.

As três equipas procuram somar pontos numa fase ainda inicial da competição, depois do interregno que interrompeu o ritmo dos campeonatos nacionais. Resultados e classificações AQUI:

5.ª jornada — Domingo, 11 de outubro, 15h00

  • Fátima – Nazarenos
  • Marialvas – Sertanense
  • Atlético da Malveira – Fazendense

I Distrital | Mação – Torres Novas é o jogo grande da quinta jornada

O Mação recebe o Torres Novas no jogo grande da jornada. Foto: ADM

A quinta jornada da I Divisão Distrital da Associação de Futebol de Santarém tem como principal destaque a receção do Mação ao Torres Novas, num confronto entre duas equipas que ainda não conheceram a derrota no campeonato.

Os torrejanos partilham a liderança com União de Tomar e Samora Correia, todos com 12 pontos e quatro vitórias em outras tantas jornadas, enquanto o Mação ocupa o quarto lugar, com 10 pontos. O encontro coloca, assim, frente a frente dois dos principais protagonistas deste início de temporada.

O União de Tomar procura manter o pleno de vitórias na deslocação ao terreno do Amiense, enquanto o Samora Correia recebe os Águias de Alpiarça. Outro dos encontros em destaque é o Alcanenense – Abrantes e Benfica, num duelo regional que promete equilíbrio e importância acrescida para as contas das duas equipas.

5.ª jornada — Domingo, 11 de outubro

16h00

  • Mação – Torres Novas
  • Amiense – União de Tomar
  • Ouriquense – Pontével
  • Samora Correia – Águias de Alpiarça
  • Porto Alto – Coruchense
  • Entroncamento – Vasco da Gama
  • Alcanenense – Abrantes e Benfica

18h00

  • Ouriense – Moçarriense

II Distrital | Campeonato arranca com 26 equipas e vários dérbis regionais

Ortiga inicia o campeonato da 2ª divisão com uma deslocação a Caxarias. Foto: Luís Ribeiro

A II Divisão Distrital inicia este domingo a temporada 2026/2027, com 26 equipas distribuídas por duas séries de 13, numa competição que contará com uma forte representação de clubes do Médio Tejo.

A Série B concentra vários emblemas da região, proporcionando logo na jornada inaugural confrontos como Riachense – Atalaiense, Alferrarede – Mindense, Ferreira do Zêzere – Pego e Sardoal – Tramagal. Também o Abrantes e Benfica B entra em competição, recebendo o Vilarense, enquanto o Caxarias defronta o Ortiga.

A primeira fase será disputada a duas voltas, seguindo-se uma fase final de apuramento de campeão e de promoção, que determinará as três equipas que sobem à I Divisão Distrital.

1.ª jornada — Domingo, 11 de outubro, 16h00

Série B

  • Riachense – Atalaiense
  • Alferrarede – Mindense
  • Abrantes e Benfica B – Vilarense
  • Ferreira do Zêzere – Pego
  • Caxarias – Ortiga
  • Sardoal – Tramagal

Folga: Bairrense.

Série A

  • União de Almeirim – Académica de Santarém
  • Rebocho – Benavente
  • Rio Maior – Samora Correia B
  • Salvaterrense – Espinheirense
  • Forense – Pernes
  • Glória do Ribatejo – União de Santarém B

Folga: Benfica do Ribatejo.

InCup | Lobos do Carvalhal e Esparteiros disputam troféu em Abrantes

Lobos do Carvalhal e Esparteiros disputam final do InCup em Abrantes. Foto: CMA

A Taça Concelhia de Pré-Época Inatel de Abrantes, a InCup, chega este fim de semana à fase final, com seis encontros que vão definir a classificação da competição.

O momento principal está reservado para domingo, às 18h00, no Estádio Municipal de Abrantes, onde os Lobos do Carvalhal defrontam os Esparteiros na final. A formação dos Esparteiros procura revalidar o título conquistado na edição anterior, enquanto os Lobos do Carvalhal tentam conquistar o troféu.

A fase final arranca no sábado, com quatro jogos de classificação, prosseguindo no domingo com a disputa do terceiro e quarto lugares, antes da decisão do vencedor.

Sábado, 10 de outubro — 15h00

  • São Facundo – São Miguel do Rio Torto (11.º/12.º lugares) — Campo de São Facundo
  • Vale das Mós – Sentieiras (9.º/10.º lugares) — Campo de Vale das Mós
  • Alvega – Concavada (7.º/8.º lugares) — Campo Dr. Armando Matafome, Alvega

19h00

  • Bemposta – Amoreira (5.º/6.º lugares) — Campo Eduardo Soares Mendes, Bemposta

Domingo, 11 de outubro — Estádio Municipal de Abrantes

  • 15h00 — Água Travessa – Alferrarede Velha (3.º/4.º lugares)
  • 18h00 — Lobos do Carvalhal – Esparteiros (final)

Supertaça Inatel | Pegões e Paço dos Negros disputam primeiro troféu da época

A nova temporada da Fundação Inatel de Santarém começa oficialmente no domingo, com a disputa da Supertaça entre Pegões e Paço dos Negros, no Campo do Figueirense.

O encontro reedita os dois principais duelos decisivos da época passada. O Pegões conquistou o campeonato distrital diante do Paço dos Negros, depois de um empate a um golo e vitória por 4-2 no desempate por grandes penalidades. Já o Paço dos Negros levou a melhor na final da Taça Fundação Inatel de Santarém, também decidida nas grandes penalidades.

A Supertaça antecede o arranque da Liga Fundação Inatel, marcado para 17 e 18 de outubro, numa competição que contará com 42 equipas distribuídas por oito grupos.

Domingo, 11 de outubro

  • Pegões – Paço dos Negros — Campo do Figueirense

Futsal | Eléctrico recebe Braga e Ferreira do Zêzere joga em Famalicão

Eléctrico recebe Braga e Ferreira do Zêzere joga em Famalicão no nacional de futsal. Foto arquivo: mediotejo.net

A quinta jornada da Liga Placard de futsal leva o Eléctrico a receber o SC Braga, enquanto o Ferreira do Zêzere se desloca ao terreno do Famalicão.

A formação de Ponte de Sor regressa à competição depois do empate frente ao Sporting (4-4), num encontro em que a equipa do Eléctrico conseguiu empatar os atuais campeões nos instantes finais. O Ferreira do Zêzere procura somar pontos fora de casa, dando continuidade à participação no principal escalão do futsal português.

5.ª jornada — Sábado, 10 de outubro

  • 16h30 — Eléctrico – SC Braga
  • 17h30 — Famalicão – Ferreira do Zêzere
Foto: CMA

Trail Abrantes 100 | 750 atletas enfrentam percursos até 100 quilómetros

O Trail Abrantes 100 regressa este sábado, 10 de outubro, para a sua nona edição, reunindo 750 atletas de várias regiões do país e também de Espanha, numa das provas de maior exigência física do calendário desportivo do concelho. O programa inclui distâncias de 100, 50, 25 e 10 quilómetros, além de uma caminhada e atividades destinadas aos mais novos.

A prova principal, com 265 inscritos, arranca à 01h00 da Praça Barão da Batalha, atravessando várias freguesias do concelho, com chegada ao Estádio Municipal de Abrantes. A edição deste ano fica ainda marcada pela estreia de uma prova inclusiva de um quilómetro, destinada a atletas com deficiência.

Sábado, 10 de outubro — Partidas

10h00 — 25 km, Mouriscas

01h00 — 100 km, Praça Barão da Batalha, Abrantes

08h00 — 50 km, Fontes

09h00 — 10 km, Casais de Revelhos

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

Leave a Reply