Morreu na quinta-feira, 1 de Outubro, uma das figuras mais carismáticas de Ferreira do Zêzere: João Roberto ou, melhor, o Ti João dos Gelados ou das Castanhas. Tinha 87 anos e encontrava-se gravemente doente há alguns meses.
Além de vendedor de gelados e de castanhas, o Ti João era também poeta popular, com um livro publicado de sua autoria, “Histórias que refrescam a alma e aquecem o coração”. Esta obra encontra-se à venda no posto de turismo de Ferreira do Zêzere e retrata em versos o percurso da sua vida e da arte de fazer gelados.
João Roberto começou a vender gelados em 1954. Trabalhava nas obras em Lisboa quando decidiu começar o pequeno negócio para ganhar um dinheiro extra. A ideia surgiu-lhe no dia em que viu um indivíduo a vender gelados junto ao aeroporto. Começou a fazê-lo numa bicicleta mas, em 1960, comprou uma motorizada que adaptou ao seu ofício. Sorvete de baunilha, chocolate e morango eram feitos a partir de uma receita caseira “secreta” e vendidos a 50 cêntimos.
O presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, Jacinto Lopes, recorda que o “Ti João dos Gelados” também era o “Ti João das Castanhas”, bem quentinhas nos dias frios. “Era uma figura muito carismática, tinha um coração de ouro e perto dele nunca ninguém estava triste. Uma figura querida que nos vai deixar muitas saudades”, disse em declarações ao mediotejo.net.