Foto: CMS

A Academia Sénior da Sertã inicia o ano letivo 2026/27 com 182 alunos, mais 20 do que no ano anterior, e uma oferta de 29 disciplinas asseguradas por 26 professores em regime de voluntariado. As aulas arrancam a 6 de outubro, depois da apresentação do novo ano letivo, realizada na sexta-feira, na Casa da Cultura da Sertã.

A sessão reuniu alunos e professores, incluindo os que já integravam a Academia e os que este ano se juntam ao projeto, que está prestes a completar 16 anos de atividade. A iniciativa pretende proporcionar aos participantes oportunidades de aprendizagem e convívio, promovendo uma participação ativa para além do espaço das aulas.

Na apresentação, Ana Margarida Alves, vereadora da Câmara Municipal da Sertã com o pelouro da Ação Social, destacou a adesão ao projeto e o aumento do número de participantes. A autarca afirmou sentir “orgulho” ao encontrar uma sala cheia e com alunos disponíveis para abraçar “novos saberes, desafios e amizades”.

Foto: CMS

Para a vereadora, a Academia Sénior ultrapassa a componente letiva e enquadra-se na estratégia municipal de promoção do envelhecimento ativo. Ana Margarida Alves apontou ainda o papel do projeto no combate ao isolamento social e na valorização pessoal e social dos participantes.

A programação para 2026/27 mantém as disciplinas semanais, as temáticas mensais e as aulas avulsas que integram habitualmente a oferta da Academia, mas inclui também novas atividades. Ao longo dos três períodos letivos serão realizados workshops dedicados à cerâmica, ao sabão artesanal e à inteligência artificial.

Foto: CMS

A atividade da Academia Sénior não se limita à componente formativa. Ao longo do ano estão previstos também momentos de convívio e confraternização, incluindo celebrações de datas festivas e passeios anuais.

Criada em 2010 através de uma parceria entre a Câmara Municipal da Sertã e o CCD – Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal da Sertã, a Academia tem procurado promover uma participação ativa dos seniores e valorizar as capacidades e experiências dos seus alunos.

A frequência tem um custo mensal de 10 euros e as inscrições podem ser efetuadas durante todo o ano junto do Balcão de Atendimento Único da Câmara Municipal da Sertã.

Mestre em Jornalismo e apaixonada pela escrita e pelas letras. Cedo descobriu no Jornalismo a sua grande paixão.

Deixe um comentário

Leave a Reply