O LVSITANVS é transportado num camião. Foto: mediotejo.net

O LVSITANVS vai andar pelo Médio Tejo no final desta semana. Aquele que é atualmente o maior e mais pesado carrilhão do mundo estaciona esta sexta-feira, dia 7, no Parque de Merendas de Constância para uma aula pública, e, no sábado, dia 8, no adro da Igreja de Santa Luzia, no Pego (Abrantes).

O único carrilhão itinerante da Península Ibérica foi projetado e tornado realidade pela associação CICO – Centro Internacional do Carrilhão e do Órgão, fundada no concelho de Constância em 2011 por Alberto Elias e as filhas Ana e Sara.

Os 63 sinos e as mais de 10 toneladas param em Constância todas as primeiras sextas-feiras de cada mês, às 15h00, para as aulas públicas com o lema “Divulgação do Carrilhão e do Órgão, da sua Música e da Arte de os Tocar”.

A passagem do LVSITANVS por Abrantes está marcada para as 17h00 e integra a rede cultural “Art’Andante”, criada com o objetivo de unir as freguesias do concelho através da cultura.

Sónia Leitão

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *