Vasco Damas, vereador na CM Abrantes. Créditos. ALTERNATIVAcom

Pretende a organização promover o debate e reflexão em torno do tema “com todos os democratas e cidadãos que valorizam a cidadania livre e participativa, independentemente das suas opções políticas ou ideológicas”, numa sessão que contará ainda com “um apontamento cultural, com música e poesia alusivas à Liberdade e à Democracia”.

Serão oradores o ativista e consultor João Paulo Batalha, das áreas da advocacia social, transparência, governança e anticorrupção. É também colunista em diversos órgãos de comunicação e conferencista, tratando temas ligados à participação cívica e integridade pública. Foi cofundador, diretor executivo e presidente da Transparência e Integridade, membro português da Transparency International, rede global de ONG anticorrupção presente em mais de 100 países.

Trabalhou como jornalista freelancer e consultor de comunicação, dedicando-se a serviços editoriais e ao desenvolvimento de serviços culturais e educativos para museus, galerias e centros de exposições.

João Paulo Batalha e Patrícia Fonseca serão os oradores convidados para este jantar-debate que se debruçará sobre a Democracia e o Jornalismo. Fotos: DR

Também Patrícia Fonseca, diretora do jornal mediotejo.net, marcará presença. Jornalista, editora e escritora fundou a Médio Tejo Edições e o jornal regional digital mediotejo.net em 2015. Da sua carreira destaca-se o facto de ter sido enviada especial a vários países (África do Sul, Bósnia, EUA, Haiti) mas também acompanhou os conflitos do Médio Oriente durante quase duas décadas (Israel, Palestina, Líbano). A cobertura da guerra de Gaza, em 2009, foi considerada uma das dez melhores reportagens do ano a nível mundial, no prémio Bayeux-Calvados para Correspondentes de Guerra.

Em Portugal escreveu sobretudo na área da Sociedade e também assinou reportagens para a SIC. Na última década foi editora da revista Visão e da edição portuguesa do Courrier Internacional. Em 2015 fundou o jornal digital mediotejo.net, com sede em Tramagal (Abrantes), de onde é natural. O mediotejo.net foi eleito “Melhor Órgão de Comunicação Regional – media digital” nos Prémios Sapo 2020.

O evento é aberto à participação do público, mas com lugares limitados, carecendo de inscrição prévia. Terá lugar no Restaurante O Bom Garfo (junto ao posto de combustível Galp), tendo como prato principal Lombo Assado com Batatas e Migas (excecionalmente pode ser solicitada uma opção). O preço do menu completo é de 15€ e as inscrições podem ser feitas, com antecedência, pelo email abrantescomalternativa@gmail.com.

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.