Pela data que Abrantes assinala na condição de cidade, e pelos 100 anos de uma cidade plural e democrática, publicamos a missiva que José Amaral, insigne e ilustre abrantino entregou hoje em mãos na Câmara Municipal de Abrantes, a propósito dos 100 abrantinos que vão ser homenageados a 14 de junho. Publicamos também, a listagem das 100 entidades e personalidades a homenagear no dia 14 de junho, em listagem aprovada em sessão de Assembleia Municipal de Abrantes.
CARTA ABERTA À SENHORA PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ABRANTES
Exmª Senhora
Presidente da Câmara Municipal de Abrantes
Dirijo-me a V. Exª, mas, por seu intermédio, fundamentalmente, a todos os Munícipes, Cidadãos do Concelho de Abrantes, que mui dignamente representa.
Venho muito simplesmente secundar, aderir e solidarizar-me com os apelos feitos pelo Exmº Presidente da Delegação de Abrantes da Ordem dos Advogados, o meu Ilustre Colega e Amigo, Dr. Santana Maia Leonardo, no sentido de que, nas celebrações do Centenário da Elevação de Abrantes a Cidade, se atribua, a título póstumo, ao Dr. Eurico Heitor Consciência a distinção que ele merece.
O Dr. Eurico Heitor Consciência foi, por assim dizer, porque é verdade, meu “companheiro de jornada”, durante os últimos quarenta anos, desde que, em 1976, comecei a exercer a Advocacia.
Mas não é por razões pessoais que me associo à iniciativa tomada pelo Dr. Santana Maia Leonardo.
Faço-o porque entendo que o peso do Dr. Consciência, ao longo de mais de cinquenta anos, em Abrantes, desde 1964, nos plano pessoal, cívico e político, deixou no Concelho marca digna de nota.
Concordando-se ou discordando-se, é alguém que a Cidade e o Concelho não vão esquecer.
Logo nos primeiros tempos, foi o dinamizador das Jornadas Culturais, que só de longe acompanhei, porque estava então em Coimbra.
Trouxe cá o Manuel Freire e o Zeca Afonso! Antes do 25 de Abril, um acto de coragem, que era coisa que não lhe faltava.
Foi também um dos dinamizadores da ARA – Associação para o Desenvolvimento da Região de Abrantes, que chegou a desenvolver algumas acções importantes, de âmbito regional, introduzindo pela primeira vez a ideia do Triângulo Abrantes – Tomar – Torres Novas, embora após o 25 de Abril se tenha dissolvido.
Falando do passado, que os mais novos não conhecem, é também de salientar o excelente trabalho que levou a cabo como Director do jornal semanário “Correio de Abrantes”, coordenando uma excelente equipa.
Fundou, em 1974, com o também já falecido Senhor Manuel Dias, a Secção de Abrantes do Partido Socialista, do qual se afastou, porém, em 1976.
Depois, foi o que se sabe. Advogado brilhante, com projecção a nível nacional, tendo chegado a ser Vice-Presidente do Conselho Superior da Ordem dos Advogados, foi também, durante sete anos, Professor do Pólo de Abrantes da Universidade Internacional, tendo ainda publicado diversas obras jurídicas, nas áreas em que era especialista, dos acidentes de viação dos seguros, e tendo colaborado regularmente, depois de ter fechado o “Correio da Abrantes”, ainda nos anos 70 do Século XX, em quase todos os principais órgãos da imprensa local e regional.
E era um homem íntegro!
A sua memória perdurará, seguramente. E não rpecisa da distinção da Medalha e do nome duma rua. Abrantes é que precisa de o homenagear, fazendo-lhe Justiça.
José Amaral, Advogado
Abrantes, 6 de Junho de 2016
Listagem das entidades e personalidades a homenagear dia 14 de junho de 2016 por ocasião do centenário de Abrantes/Cidade
| 1 | Montepio Abrantino |
| 2 | Liga Portuguesa Contra o Cancro |
| 3 | Associação Vidas Cruzadas |
| 4 | Liga dos Amigos do Hospital |
| 5 | Santa Casa da Misericórdia de Abrantes |
| 6 | Bruno Neto |
| 7 | Pe. José da Graça |
| 8 | Luis Filipe Moura Neves Fernandes |
| 9 | António José Contente |
| 10 | Augusto Silva Martins |
| 11 | Junta Regional de Portalegre Castelo Branco |
| 12 | Associação de Geminação de Abrantes |
| 13 | Palha de Abrantes – Associação de Desenvolvimento Cultural |
| 14 | Helena Bandos |
| 15 | Sociedade Filarmónica de Educação e Beneficiência Riomoinhense |
| 16 | Sociedade Instrução Musical Rossiense |
| 17 | Banda de Alvega |
| 18 | Sociedade Artística Tramagalense |
| 19 | Orfeão de Abrantes |
| 20 | A. Teixeira – Escola de Música |
| 21 | Rancho Folclórico do Pego |
| 22 | Núcleo Médio Tejo – Ordem dos Arquitectos |
| 23 | Eduardo Campos |
| 24 | Santos Lopes |
| 25 | Duarte CastelBranco |
| 26 | José Alberto Marques |
| 27 | Maria Lucília Moita |
| 28 | Sport Abrantes e Benfica |
| 29 | Amadores de Pesca de Abrantes |
| 30 | Clube Desportivo os Patos |
| 31 | Clube Náutico de Abrantes |
| 32 | CHMT – Unidade de Abrantes |
| 33 | Tramagal Sport União |
| 34 | Dragões de Alferrarede |
| 35 | Sporting Clube de Abrantes |
| 36 | União Desportiva Rossiense |
| 37 | Manuel Faria |
| 38 | José Lourenço |
| 39 | Coronel Vasco Ramirez |
| 40 | Francisca Laia |
| 41 | Tiago Aperta |
| 42 | Susana Estriga |
| 43 | Santinho Mendes |
| 44 | Ricardo Alves |
| 45 | Jornal de Abrantes |
| 46 | Rádio Antena Livre |
| 47 | Jornal de Alferrarede |
| 48 | Jornal Nova Aliança |
| 49 | Agrupamento de Escolas N.º 2 |
| 50 | Agrupamento de Escolas N.º 1 |
| 51 | Colégio Nossa Sra. De Fátima |
| 52 | UTIA |
| 53 | CRIA |
| 54 | ESTA |
| 55 | EPDRA |
| 56 | UTIT |
| 57 | Associação de Agricultores de Abrantes |
| 58 | Associação Comercial e Serviços de Abrantes, Mação e Sardoal |
| 59 | SOFALCA |
| 60 | PEGOP |
| 61 | Vitor Guedes SA |
| 62 | Mitsubishi |
| 63 | Casal da Coelheira |
| 64 | SAOV |
| 65 | FRASAM |
| 66 | RSA |
| 67 | oke Tilner |
| 68 | Vieira & Alves |
| 69 | TRM |
| 70 | MOMSTEEL |
| 71 | Manuel Lopes de Sousa |
| 72 | Eduardo Duarte Ferreira |
| 73 | Cidade de Ribeira Brava |
| 74 | Cidade de Hitoyoshi |
| 75 | JF Aldeia do Mato e Souto |
| 76 | JF S. João, S. Vicente e Alferrarede |
| 77 | JF Alvega e Concavada |
| 78 | JF Bemposta |
| 79 | JF Martinchel |
| 80 | JF Mouriscas |
| 81 | JF Pego |
| 82 | JF Rio de Moinhos |
| 83 | Rossio ao Sul do Tejo e S. Miguel |
| 84 | JF São Facundo e Vale das Mós |
| 85 | JF Tramagal |
| 86 | JF Fontes |
| 87 | JF Carvalhal |
| 88 | José Bioucas |
| 89 | Humberto Lopes |
| 90 | Nelson Carvalho |
| 91 | António Bandos |
| 92 | Dr. José Vasco |
| 93 | Jorge Lacão |
| 94 | Nelson Madeira Baltazar |
| 95 | Otávio Félix de Oliveira |
| 96 | Eduardo de Almeida Catroga |
| 97 | Maria de Lourdes Pintassilgo |
| 98 | Exército Português |
| 99 | Bebé do Centenário |
| 100 | Centenário |
Discover more from Médio Tejo
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
