A Zona de Intervenção Florestal (ZIF) da Aldeia do Mato celebra o 10º aniversário, no sábado, 13 de outubro, com um almoço/convívio no recinto de festas de São Sebastião, em Martinchel.

A ZIF da Aldeia do Mato situa-se no concelho de Abrantes e atualmente abrange as freguesias de Martinchel, Rio de Moinhos e a área da antiga freguesia da Aldeia do Mato, resultando numa área total de 6 878 ha.

Neste momento, a ZIF da Aldeia do Mato é constituída por 318 aderentes, em que 90,3 % apresentam uma área inferior a 5 ha. Razão pela qual a constituição da Zona de Intervenção Florestal foi uma realidade, possibilitando ultrapassar os condicionalismos das propriedades de pequena dimensão, em termos de gestão e valorização do património.

A atividade da ZIF é apoiada por fundos comunitários e nacionais para o sector agro-florestal, que permitem a realização de limpezas de prevenção de incêndios em torno de aldeias e estradas, conservação de caminhos florestais, arborizações, beneficiações florestais várias (seleções de varas de eucalipto, podas, desramações, adubações, limpezas de mato, etc.); quer sejam de iniciativa dos proprietários aderentes ou incluídas em planos diretores do território.

Paula Mourato

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *