A Zona de Intervenção Florestal (ZIF) da Aldeia do Mato celebra o 10º aniversário, no sábado, 13 de outubro, com um almoço/convívio no recinto de festas de São Sebastião, em Martinchel.
A ZIF da Aldeia do Mato situa-se no concelho de Abrantes e atualmente abrange as freguesias de Martinchel, Rio de Moinhos e a área da antiga freguesia da Aldeia do Mato, resultando numa área total de 6 878 ha.
Neste momento, a ZIF da Aldeia do Mato é constituída por 318 aderentes, em que 90,3 % apresentam uma área inferior a 5 ha. Razão pela qual a constituição da Zona de Intervenção Florestal foi uma realidade, possibilitando ultrapassar os condicionalismos das propriedades de pequena dimensão, em termos de gestão e valorização do património.
A atividade da ZIF é apoiada por fundos comunitários e nacionais para o sector agro-florestal, que permitem a realização de limpezas de prevenção de incêndios em torno de aldeias e estradas, conservação de caminhos florestais, arborizações, beneficiações florestais várias (seleções de varas de eucalipto, podas, desramações, adubações, limpezas de mato, etc.); quer sejam de iniciativa dos proprietários aderentes ou incluídas em planos diretores do território.