A Câmara de Abrantes aprovou a despesa no montante de seis mil euros para celebração de protocolo de colaboração com o Centro Cultural Recreativo e Desportivo da Ferraria, no âmbito da realização do XXXIII RAID TT Ferraria, entre os dias 3 e 5 de setembro, que nesta edição envolve os concelhos de Abrantes, Gavião e Ponte de Sor.
Em 2021 “com uma componente muito mais privilegiada” no concelho de Abrantes, segundo deu conta o vereador Luís Dias, com três etapas e 120 quilómetros “que terão o acolhimento de veículos no Aquapolis Sul”, em Rossio ao Sul do Tejo, com as classificativas a sair do Pego em direção a Gavião passando também este ano por Ponte de Sor.
No mesmo fim de semana desenvolvem-se, ainda, em Abrantes, “um conjunto de atividades náuticas no lago de Castelo de Bode” com duas provas que Luís Dias classificou de “muito relevantes”, ou seja, os dias abertos – com iniciativas gratuitas – para a prática de Wakeboard, atividades que o concelho promove em articulação com a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e também com os concelhos de Vila de Rei, Sertã, Tomar e Ferreira do Zêzere.
E no dia 5 de setembro decorre o Swimrun “em plena Grande Rota do Zêzere” uma prova com a liberdade de explorar a natureza. “Uma prova recente e inovadora em que os atletas correm e nadam naquele espelho notável que temos no nosso território”, referiu igualmente Luís Dias.
ÁUDIO | LUÍS DIAS, VEREADOR DESPORTO CM ABRANTES:
Também na área do desporto, a Câmara aprovou a atribuição de cinco mil euros de apoio à participação de atletas da Casa do Benfica de Abrantes nos campeonatos do Mundo de Biatle e de Triatle, em Weiden (Alemanha), de 24 a 30 de agosto de 2021 e da Europa de Laser Run, Biatle e Triatle, a realizar em Castelldefels, Barcelona (Espanha), de 21 a 27 de setembro de 2021.
“Vamos apoiar com cinco mil euros […] temos a participação dos atletas de Abrantes que vão levar as nossas cores e a nossa bandeira quer à Alemanha quer depois a Barcelona. São muitos os atletas e a grande maioria destas viagens será feita via aérea, os custos são imensos”, avançou o presidente da Câmara.
Manuel Jorge Valamatos explicou a inexistência de “enquadramento no programa FinAbrantes porque “estes campeonatos não são de registo da decisão das próprias federações, de convocatória das próprias federações. Há um convite à participação destes atletas e do nosso clube, quer na Alemanha quer em Espanha”.
Notou tratar-se de “modalidades emergentes e às quais teremos de estar muito atentos”. O apoio destina-se essencialmente “a ajudar” nos transportes aéreos.
ÁUDIO | MANUEL JORGE VALAMATOS, PRESIDENTE CM ABRANTES:
Gostava de saber qual o percurso deste ano, uma vez que está diferente dos anos anteriores concerteza.Cumprimentos