A Federação de Triatlo de Portugal em parceria com a Câmara Municipal de Abrantes e Associação Aventurirequinte (Clube Triatlo de Abrantes) levou a efeito no domingo, dia 13 de fevereiro, a XII edição do Duatlo João Campos no Parque Urbano de São Lourenço e zona adjacente.
A competição, constituída por uma prova de Duatlo em BTT, sendo a 1ª etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Cross na distância Sprint é composta por um primeiro segmento de corrida na distância de 4700 metros, seguindo-se o ciclismo, em versão BTT, sendo percorridos 18700 metros, terminando com novo setor de corrida de 2700 metros.

João Campos, natural de Alferrarede, faleceu em 2006, aos 38 anos, vítima de atropelamento enquanto treinava na sua bicicleta. Foi atleta do SL Benfica, tendo conseguido resultados de grande expressão como a vitória na Meia-Maratona da Nazaré.
Mesmo sem grande experiência na modalidade João Campos chegou ao Duatlo e as suas capacidades e dedicação fizeram dele um dos melhores, tanto a nível nacional como a nível internacional.

Os atletas em representação dos clubes a região tiveram um comportamento meritório.
Em masculinos, prova ganha pelo luso-francês François Vie, tiveram em Octávio Vicente (Tramagal Sport União) o melhor resultado regional com um brilhante sexto lugar. Luís Cancela, também a representar o clube da borboleta foi oitavo.
O pódio ficou assim ordenado:
1º- François Vie (Alhandra Sporting Clube) – 01:02:27
2º- António Barata (Sprt Lisboa e Benfica) – 01:02:39
3º- Nélson Gomes (GD GOMA) – 01:04:52

Coletivamente aplaude-se o quarto lugar do Tramagal Sport União (Octávio Vicente, Luís Cancela e Luís Rufino) à frente do Sport Lisboa e Benfica, a um escasso minuto do pódio, numa prova dominada pelo Amiciclo de Grândola. O clube anfitrião, o Clube de Triatlo de Abrantes (David Fernandes, Arlindo Brás e João Mendes) quedou-se pelo nono lugar coletivo. As três primeiras equipas:
1º – Amiciclo de Grândola (Rui Dolores, João Jesus e Hugo Baluga) – 03:19:19
2º – GD. GOMA (Nélson Gomes, Renato Teixeira e Adélio Soutinho) – 03:21:09
3º- SFRAA Amadora (David Coelho, Nuno Preciado e David Preciado) – 03:22:41
No setor feminino Ana Caramelo (SFRAA) impôs-se à recordista de vitórias Pauline Vie do Alhandra Sporting Clube. Luísa Miranda (Sport Lisboa e Benfica) completou o pódio.

Coletivamente venceu o Clube de Futebol “Os Belenenses) num pódio assim constituído:
1º – Clube de Futebol “Os Belenenses (Anais Moniz, Sara Neto e Filipa Oliveira) – 04:30:03
2º – SFRAA Triatlo (Ana Caramelo, Liliana Aguiar e Sofia Cruz) – 04:38:26
3º – Alhandra Sporting Clube (Pauline Vie, Ana Martinho e Ana Filipa Sampaio) – 04:38:49

Esta XII edição do Duatlo João Campos voltou a ser uma prova agradável de seguir, com atletas de topo, continuando a ser uma excelente propaganda para a modalidade. A memória de João Campos é merecedora desta homenagem que já faz parte do calendário nacional há vários anos.
FOTOGALERIA: