Paulo Alves no atelier AMARTE. Foto: mediotejo.net

Uma vídeoficina de ilustração para desenho de campo, com o ilustrador Paulo Alves, decorre este sábado 30 de maio, pelas 11:00, no âmbito dos ‘Cadernos de Viagem de Abrantes’. A iniciativa tem lugar online na rede social no Facebook do município de Abrantes, bem como no canal Youtube do município e no site da autarquia, área Biblioteca.

À semelhança dos “Carnets de Voyage” de Clermont-Ferrant, os ‘Cadernos de Viagem de Abrantes’ são um espaço de encontro e de fusão do desenho com a escrita de viagens e outras artes como a fotografia e o vídeo.

Abrantes, cidade mais central de Portugal, lugar ideal de partida e de chegada, ou destino a descobrir em si mesma, é palco de exposições de desenhos e cadernos de viagem. Uma iniciativa do Município de Abrantes com a colaboração da Delegação do Centro da Ordem dos Arquitetos – Secção Regional do Sul.

Paulo Alves editou o seu primeiro livro na Médio Tejo Edições, “A Árvore Cantante”, obra distinguida com o Prémio Literário do Médio Tejo, na categoria de Não-Ficção. O livro foi lançado em 2019, na Feira do Livro de Lisboa.

Esboço de campo, pelo ilustrador Paulo Alves Foto: DR

Paula Mourato

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *