Um surto em lar no Entroncamento gerou 17 casos de doença por covid-19 e um óbito. (imagem ilustrativa). Créditos: Pixabay

Os piores receios foram afastados e os 109 testes de diagnóstico à covid-19 realizados aos utentes do lar da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes resultaram “todos negativo”, confirmou ao mediotejo.net o provedor da instituição, Alberto Margarido, esta quarta-feira, 1 de julho. O nosso jornal noticiou na segunda-feira que todos os utentes estavam a realizar testes de diagnóstico à covid-19, na sequência de um teste positivo confirmado num prestador de serviços externo à Santa Casa da Misericórdia de Abrantes.

Ontem ao final do dia, o mediotejo.net já havia avançado, relativamente aos 109 testes realizados aos idosos da ERPI da instituição, que os mesmos estavam a resultar negativo. A Delegada de Saúde disse ao nosso jornal que “qualquer teste positivo é-me imediatamente comunicado, quer por mensagem telefónica quer por e-mail. Ainda não recebi nenhum alerta e estou confiante de que não irei receber”, apesar de às 19:00 de terça-feira ainda não estarem disponíveis todos os resultados.

Esta manhã, o provedor da Santa Casa, Alberto Margarido, confirmou a melhor notícia: “Todos os 109 testes de diagnóstico resultaram negativo”.

Questionado se algum dos trabalhadores da instituição também foi testado, Alberto Margarido lembrou que “todos os funcionários da Santa Casa foram testados anteriormente e nenhum caso resultou positivo. E agora aos utentes, os testes foram todos negativos” acrescentou.

No entanto, o provedor disse que iria “falar com a Delegada de Saúde” do Médio Tejo no sentido de perceber se a responsável de saúde pública considera necessário testar novamente os trabalhadores.

A sua formação é jurídica e a sua paixão é História mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 à cidade natal; Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

Leave a Reply