Edifício da Unidade de Cuidados na Comunidade de Abrantes. Créditos: mediotejo.net

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Abrantes entrou em funcionamento no dia 12 de fevereiro mas encontra-se sem comunicações telefónicas desde essa data. O nosso jornal questionou o ACES Médio Tejo sobre os motivos da falta de telefones, mas não obteve esclarecimentos até ao momento.

A UCC de Abrantes, em funcionamento desde o dia 12 de fevereiro, encontra-se sem comunicações telefónicas, há praticamente um mês, causando problemas aos utentes. Fernando Lopes, residente em Abrantes, queixa-se de não conseguir contactar aquela unidade de cuidados de saúde e critica a forma como o processo de instalação de serviços decorre em Portugal.

“Neste País as casas começam a ser feitas pelo telhado. Nem um endereço de e-mail, nem uma linha telefónica, nada. E para saber disto tive de ligar para outro serviço onde me disseram que se precisasse mesmo, teria de me deslocar pessoalmente” à UCC, no Alto de Santo António, disse ao mediotejo.net.

“Estamos num concelho onde existem aldeias a mais de 20 quilómetros da cidade e nem toda a gente tem transporte próprio. Estamos no século XXI com serviços dignos do século XVIII”, criticou.

Tendo em conta que a UCC integra o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo como unidade funcional da sua organização, o nosso jornal questionou a sua diretora executiva, Sofia Theriaga, para perceber os motivos da falta de telefones, mas sem resposta em tempo útil.

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) instalou em Abrantes uma UCC tendo em vista a prestação de cuidados de saúde e apoio psicológico e social de âmbito domiciliário e comunitário, especialmente às pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis em situação de risco ou dependência física e funcional ou doença que requeira acompanhamento próximo. Atua ainda na educação para a saúde, na integração em redes de apoio à família e na implementação de Unidades Móveis de Intervenção nomeadamente dos grupos mais vulneráveis.

Na UCC foram acolhidas algumas valências da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (centro de saúde), onde continuam a ser realizadas as consultas de recurso e a partir de onde é feita a gestão das 12 extensões de saúde a funcionar no concelho.

Uma UCC presta cuidados de saúde e apoio psicológico e social de âmbito domiciliário e comunitário, essencialmente a pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis em situação de maior risco ou dependência física e funcional ou doença que requeira acompanhamento próximo, e atua na educação para a saúde, na integração em redes de apoio à família e na implementação de unidades móveis de intervenção.

A equipa da UCC é composta por enfermeiros, assistentes sociais, médicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas da fala e outros profissionais consoante as necessidades e disponibilidades de recursos.

O agrupamento de centros de saúde participa através da UCC, na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, integrando a equipa coordenadora local. Assim a UCC é uma das unidades funcionais que trabalham no âmbito comunitário com uma equipa multiprofissional em estreita articulação com as demais equipas funcionais de um ACES.

A UCC de Abrantes  situa-se no edifício onde funcionaram as instalações da antiga Casa de Saúde de Abrantes (1º andar no edifício da Abranclínica), no Alto de Santo António.

Paula Mourato

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.