Reunião da CM Abrantes dia 28 de dezembro de 2017

Um prédio rústico situado na zona dos Carochos, Abrantes, com uma área de 42.160 m2, onde está situada a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) dos Carochos, encontra-se em processo de venda judicial agendada para dia 8 de janeiro, segunda-feira.

A questão foi levantada em reunião de Câmara Municipal (CM) do dia 28 de dezembro, pelos vereadores do Bloco de Esquerda e do Partido Social Democrata, que quiseram saber qual o procedimento da CM uma vez que o terreno onde foi construída a ETAR não está “desanexado” daquele que agora vai ser vendido por nunca ter sido realizada escritura pública, apenas contrato de promessa de compra e venda, apesar de o respetivo preço ter sido pago.

Até ao momento não se encontra pendente nenhuma oposição à execução, adiantou Armindo Silveira. A presidente garantiu a verificação do assunto.

“Por erro ou por omissão os 10 mil m2 de terreno onde está instalada a ETAR não está desanexada desta venda” referiu, durante a reunião de Executivo, o vereador do Bloco de Esquerda (BE), Armindo Silveira.

Também o vereador do Partido Social Democrata (PSD), Rui Santos, quis saber qual o procedimento da CM relativamente a esta venda judicial, no âmbito da insolvência do proprietário, Jorge Ferreira Dias.

“Vamos mandar averiguar” garantiu a presidente Maria do Céu Albuquerque (PS), adiantando não possuir tal informação e tendo assegurado que “os serviços estão atentos a estas questões”.

O vereador do BE sugeriu que o terreno fosse adquirido pela CM, o que segundo Maria do Céu Albuquerque “pode fazer sentido” uma vez que a CM “tem um projeto de rearborização” para aquela zona.

“O facto de toda aquela área de terreno estar à venda deve-se à falta de escritura pública” da parcela onde está situada a ETAR presumiu Rui Santos.

Confirmando que o terreno da ETAR ainda não está desanexado, a autarca esclarece que “não foi feita escritura pública devido a um problema na desanexação”.

Dando conta de uma reunião realizada na semana anterior à reunião de executivo sobre este processo, o vereador João Gomes explicou que na época “a aquisição foi feita pela Abrantaqua”. Da reunião saiu a decisão de o processo “passar para a CM e ser a CM a fazer a desanexação”.

Isto porque sendo a Abrantaqua uma entidade privada “não consegue” autorização para o destaque da parcela utilizada para instalação daquele equipamento de tratamento de águas residuais, o que significa que a ETAR da empresa Abrantaqua está instalada em terreno da propriedade de Jorge Dias.

João Gomes acrescentou que “qualquer venda será sujeita a uma notificação ao Município tendo em conta os direitos de preferência”.

A ETAR dos Carochos, em Abrantes, foi inaugurada pelo ministro do Ambiente em março de 2016. Nesse dia Jorge Dias barrou o acesso ao local em protesto pela falta de escritura pública. O terreno tem um preço base de 20 mil euros.

Paula Mourato

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *