A Câmara Municipal de Abrantes confirmou hoje a existência de 35 casos de covid-19 entre utentes e funcionários na Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI) do Pego, havendo mais testes a serem realizados e outros cujos resultados se aguardam.
“Até ao momento, 31 idosos testaram positivo e dois inconclusivos, que irão repetir o teste”, disse ao mediotejo.net o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos (PS), tendo avançado que “também quatro funcionárias testaram positivo e duas com teste inconclusivo”.
Manuel Jorge Valamatos admitiu serem “números significativos que nos devem deixar preocupados” passando, no entanto, uma mensagem de “serenidade para com a comunidade. No fundo temos todos de reforçar as medidas e as orientações da Direção Geral da Saúde”.
A Instituição, instalada na localidade do Pego, tem 65 utentes e 71 funcionários que estão a ser testados na sua totalidade.
Segundo o autarca, “os doentes infetados estão já isolados dos restantes utentes, já foram também devidamente identificadas todas as pessoas que estiveram em contacto com os infetados, encontrando-se todas elas em quarentena”.
Manuel Jorge Valamatos disse ainda que “todas as pessoas que testaram positivo estão assintomáticas, exceto duas, que estão hospitalizadas no Hospital de Abrantes, mas que têm outras doenças associadas”.
As duas pessoas internadas “são dois utentes”, confirma o autarca, dizendo serem quem “de alguma forma despoletou toda esta necessidade de testagem ao lar. No total, são três pessoas internadas sendo que “uma está assintomática e vai regressar ao lar”.
Após reunião de emergência, “a Comissão Restrita da Comissão Municipal de Proteção Civil está a acompanhar de perto a situação e a desenvolver todas as medidas necessárias de acordo com a Direção-Geral de Saúde, tendo sido decidido proceder à desinfeção do espaço durante o dia de hoje.
Portanto, “a haver transferência de utentes será provisoriamente. A necessidade de eventualmente ter de evacuar algumas pessoas do espaço do Centro Social do Pego será por horas, por pouco tempo. Se for possível, em função da operação, vamos tentar não ter necessidade de tirar as pessoas daqui”.
Após esse processo de higienização e desinfeção do espaço, a expectativa é que possam “ser criadas condições” para que no mesmo edifício as autoridades consigam “setorizar os casos positivos dos negativos”.
O Presidente da Câmara Municipal de Abrantes apelou ainda à tranquilidade de todos e solicitou a cada cidadão que adote comportamentos preventivos face à atual situação.