Sporting vence Benfica nos penaltis e conquista a XIV edição do Torneio Internacional de Iniciados de Abrantes. Foto: mediotejo.net

SPORTING CLUBE PORTUGAL 1– SPORT LISBOA E BENFICA 1 (*2–1 após gp)

Torneio Internacional de Iniciados – Abrantes | Final

Estádio Municipal de Abrantes – 7 agosto 2022 – 11h30

Manhã solarenga e com uma boa moldura humana no Municipal de Abrantes para a final entre Sporting e Benfica relativa ao Torneio Internacional de Iniciados, que envolveu as quatro melhores equipas nacionais da época passada, a par do Celta de Vigo (Espanha) e de uma seleção concelhia do escalão.

Final do Torneio Internacional de Iniciados opôs as equipas de Benfica e Sporting. Foto: mediotejo.net

O jogo da final era aguardado com muita expectativa, entre duas equipas que se conhecem bem, numa reedição da final de 2019, última edição do evento antes da interrupção pandémica, e que o Benfica venceu por 2-0. Desta vez o equilíbrio foi mais evidente, com um empate 1-1 num jogo muito competitivo, e em que o vencedor teve de ser encontrado no desempate pelas grandes penalidades.

Jogo muito competitivo em Abrantes. Foto: mediotejo.net

O jogo começou com muito equilíbrio como era de esperar e foi a equipa leonina, campeã nacional em título, a criar a primeira grande oportunidade de golo. Simão Soares rematou forte e colocado para grande intervenção do guardião Luís Xavier.

Uma das grandes defesas da final do torneio. Foto: mediotejo.net

Na resposta, Isaac Ferreira atirou rasteiro para defesa fácil de Alexandre. A equipa encarnada voltou pouco depois a chegar com perigo à baliza leonina mas a defensiva verde e branco tirou o “pão da boca” ao avançado benfiquista quando este se preparava para desferir o remate já dentro da área.

Defesa do Sporting corta a bola num momento de muito perigo para a sua baliza. Foto: mediotejo.net

A caminho do intervalo a equipa de Alvalade ganhou um pontapé de canto do lado esquerdo em que bola sobrevoa a área e vai parar ao lado direito para os pés de Júlio Vieira. Este cruza à meia-volta para a entrada de João Valente que rematou rasteiro e cruzado mas ligeiramente ao lado. Pouco depois terminaria a primeira parte, com um nulo no marcador, com as defesas a superiorizarem-se aos ataques.

Jovens craques disputaram a final taco a taco. Foto: mediotejo.net

Jogo muito vivo, com oportunidades de golo de parte a parte, e com os jovens do escalão sub-15 a mostrarem estar aptos para o arranque do campeonato nacional, já na próxima semana. Nas bancadas, atentos, estavam olheiros de vários clubes nacionais e internacionais e o selecionador nacional sub-15, João Santos, patrono da edição deste ano do Torneio Internacional de Abrantes e a tirar as suas notas para preparar a convocatória do estágio da seleção nacional do escalão, a realizar já em setembro.

Jogo muito disputado no Municipal de Abrantes. Foto: mediotejo.net

O início da segunda parte começou com equilíbrio e o primeiro sinal de perigo saiu dos pés do benfiquista Stevan, que rematou forte mas ao lado da baliza do guardião leonino.

Decorridos 11 minutos é aberto o marcador para a equipa verde e branca. Canto marcado do lado esquerdo para o primeiro poste onde aparece já dentro da pequena área o capitão Rafael Piedade de cabeça a introduzir a bola na baliza.

Sporting abriu o marcador na segunda parte na sequência de um pontapé de canto. Foto:mediotejo.net

Golo muito festejado por toda a equipa leonina e seus adeptos e onde pareceu que a defesa e o guarda-redes poderiam ter feito feito mais para evitar o golo.

Festa do golo no Municipal de Abrantes. Foto: mediotejo.net

O Sporting com este golo ganha alguma superioridade na partida e Chris de longe volta a por à prova o guardião encarnado que entrou para a segunda parte, e que fez uma intervenção de alto nível.

A meio do segundo tempo a equipa leonina poderia ter aumentado a vantagem com um primeiro remate a sair forte mas à figura do guardião encarnado, que defendeu para a frente. Na recarga Ricardo não acertou na baliza. O jogo estava vivo e se o Benfica criava algumas oportunidades de golo, o Sporting enviou uma bola à trave e queixou-se de uma alegada grande penalidade não assinalada.

Jovens mostraram as suas qualidades a uma semana do início do campeonato nacional. Foto: mediotejo.net

A equipa encarnada reagiu bem ao golo sofrido e já em período de descontos a pressão alta surtiu efeito obrigando o guarda-redes leonino a uma falha defensiva que resultou no golo do empate por intermédio de Guilherme, já dentro dos cinco minutos de compensação dados pelo árbitro.

Jogo muito disputado acabaria empatado 1-1. Nos penaltis o Sporting foi mais forte. Foto: mediotejo.net

Poucos minutos depois o árbitro dá por concluída a partida onde o vencedor do torneio foi encontrado através da marca de grandes penalidades saindo vencedor a equipa do Sporting, com o guardião Alexandre a redimir-se do erro que deu o golo do empate ao Benfica e a efetuar três excelentes defesas.

Guarda-redes do Sporting defendeu três penaltis e ajudou a conquistar o troféu. Foto: mediotejo.net

Bom jogo de futebol em Abrantes, muito bem disputado e com bons lances de futebol, sendo justa a vitória leonina. Excelente torneio de promoção do escalão de formação, com os jogos disputados durante três dias (entre sexta-feira e este domingo) a demonstrarem o valor das seis equipas envolvidas: Sporting. Benfica, Porto, Guimarães, Celta de Vigo e a seleção concelhia de Abrantes. O árbitro teve alguns erros de pormenor mas sem influência no resultado final de um jogo muito rasgadinho.

FICHA DE JOGO:

SPORTING CLUBE PORTUGAL

Equipa do Sporting CP

Alexandre, Isaac Santos, Rafael Piedade, Diego Coxi, Júlio Vieira, Leonardo, Simão Soares, Cléubio Garrafa, João Valente, Estefânio Rúben, Alexey Perestor, Louenço, Tomás Cerqueira, Afonso Ribeiro, António Gil, Chris e Ricardo.

Treinador: Bernardo Bruschy

SPORT LISBOA E BENFICA

Equipa do SL Benfica

Luís Xavier, Juandro, Ricardo Neto, Pedro, Manuel sá, Miguel Figueiredo, Nelson Semedo, Stevan, Cabral, António Ferreira, Guilherme Castro, Leonardo, David, Laming, Marcelo, Flávio e Isaac Ferreira.

Treinador: Pedro Faria

GOLOS: Rafael Piedade e  Guilherme.

EQUIPA DE ARBITRAGEM: Bruno Franco, João Lamas e João Grácio.

No final ouvimos os treinadores das duas equipas:

Pedro Faria, treinador do Benfica. Foto: mediotejo.net

ÁUDIO | PEDRO FARIA, TREINADOR DO SL BENFICA:

Bernardo Bruschy, treinador do Sporting. Foto: mediotejo.net

ÁUDIO | BERNARDO BRUSCHY, TREINADOR DO SPORTING CP:

Após a entrega dos prémios às equipas participantes, o jornal mediotejo.net ouviu o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, organizadora do Torneio Internacional de Iniciados, o patrono do evento e selecionador nacional sub-15 e ainda o treinador da seleção concelhia de Abrantes.

VIDEO – ENTREVISTAS:

Resultados dos jogos deste domingo, dia 7 de agosto:

Seleção Concelhia de Abrantes – 0 Real Clube Celta de Vigo – 12 (apuramento 6º e 5º lugar)

Vitória SC – 0 Futebol Clube do Porto – 4 (apuramento 4º e 3º lugar)

SL Benfica – 1 Sporting Clube Portugal – 1 (1-2 nas grandes penalidades)

A equipa do Sporting Clube de Portugal foi a grande vencedora da edição XIV do Torneio Internacional de Iniciados de Abrantes 2022. O Benfica, que havia conquistado a última edição, em 2019, ficou no segundo lugar, seguido do Porto, em 3º. Vitória de Guimarães, em 4º lugar, Celta de Vigo, em 5º, e a seleção concelhia de Abrantes, em 6º lugar, completaram a classificação final deste torneio.

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Luis Ribeiro

Natural e residente em Tomar, tem como profissão Distribuidor, mas é com a fotografia que se identifica. É amante desta arte em geral, mas a sua verdadeira paixão é a Natureza e Vida Selvagem e os Retratos. É autor do livro de fotografia “Alma Nabantina” e fundador/administrador dos grupos do Facebook “Amigos da Fotografia de Tomar” e "Fauna de Tomar”. Colabora na área de fotografia na imprensa regional e local e já em 2018 foi júri convidado de dois concursos de fotografia. Neste ano conta também com duas exposições de fotografia coletivas, preparando atualmente a terceira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.