A exposição ‘Sob o Signo de Saturno’ de Pedro Valdez Cardoso é inaugurada este sábado, dia 16 de março, às 16h00, no Quartel de Arte Contemporânea – Coleção Figueiredo Ribeiro, em Abrantes.

A mostra reúne um conjunto de obras selecionadas a partir do núcleo de obras de Pedro Valdez Cardoso pertencentes à Coleção Figueiredo Ribeiro.

Tomando de empréstimo o título da obra Under the sign of Saturn, publicado em 1980 por Susan Sontag, a exposição pretende construir-se a partir do conjunto de relações dialógicas propostas pelas próprias obras e destas com o espaço expositivo. Trabalhando em torno da ideia de melancolia (entendida à luz da pós-modernidade), presente ou evocada em grande parte dos trabalhos do artista, contaremos com a apresentação de obras, cuja origem e datação poderá ser naturalmente distinta, mas nas quais encontramos essa condição saturnina, desencantada, proto-trágica de que fala Susan Sontag.

A exposição conta com a curadoria de Ana Anacleto e está patente ao público até dia 16 de junho de 2019, com entrada livre.

Paula Mourato

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *