Abrantes foi o único município a nível nacional a receber o prémio Excelência pelo Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos prestados ao consumidor em 2020, tendo os Serviços Municipalizados (SMA) sido ainda distinguidos pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) com três selos de qualidade relativos a 2020 e 2021 – um para os serviços de abastecimento de água e dois para os resíduos. As distinções referentes a 2020 e 2021 destacam “o bom desempenho” de Abrantes, a segunda entidade mais premiada do país, sendo de destacar AQUI o bom desempenho de alguns municípios do Médio Tejo.
Os Serviços Municipalizados de Abrantes (SMA) foram a segunda entidade mais distinguida no âmbito dos Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos 2020 e 2021, nas vertentes de águas e resíduos. No âmbito do 15.º Fórum de Resíduos, os SMA foram galardoados com o “Prémio de Excelência do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos (consumidor) do ano 2020, distinção única a nível nacional, e com os Selos de Qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos (ao consumidor) referentes ao ano de 2020 e 2021. No âmbito da 16.ª Expo Conferência da Água, os SMA foram ainda agraciados com os Selo de “Qualidade exemplar de água para consumo humano – 2021”.
Nas cerimónias, que se realizaram em Lisboa, nos dias 11 e 15 de novembro, respetivamente, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, o diretor-delegado dos Serviços Municipalizados de Abrantes (SMA), Ricardo Aparício, a chefe da Divisão de Resíduos Sólidos Urbanos, Sandra Rodrigues, e o chefe da Divisão de Obras e Serviços de Águas dos SMA, Mariz Marques.
Na ocasião, Manuel Jorge Valamatos, considerou que “estas distinções são o fruto do trabalho que tem vindo a ser realizado ao longo dos últimos anos e que hoje os nossos Serviços Municipalizados sejam dados como exemplo nacional pelo desempenho de excelência”.

Os prémios são uma iniciativa da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), organizada em parceria com o jornal Água&Ambiente, e visam distinguir as entidades gestoras que, no exercício do ano 2019 e 2020, se destacaram pelo seu bom desempenho, sendo os prémios respetivos entregues nos anos seguintes. A cerimónia do ano passado não se realizou devido à pandemia.
LISTA DE PREMIADOS
VERTENTE RESÍDUOS
A cerimónia solene de atribuição, vertente resíduos, nas edições de 2020 e de 2021, teve lugar no dia 11 de novembro de 2021, integrada no 15º Fórum Nacional de Resíduos em Lisboa e abrangeu entidades gestoras que prestam serviços de gestão de resíduos urbanos. Entidades gestoras distinguidas:
Edição 2020
Selo de Qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos (ao consumidor)
– CM de Ílhavo
– SM de Castelo Branco
– SM de Abrantes
Prémio de Excelência do serviço de gestão de resíduos urbanos (ao consumidor)
– SM de Abrantes
Edição 2021
Selo de Qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos (ao consumidor)
– CM de Amadora
– CM de Aveiro
– CM de Ílhavo
– CM de Oliveira do Bairro
– CM de Porto de Mós
– EMAP – Empresa Municipal de Ambiente do Porto, EM, SA
– SM de Abrantes
– SM de Castelo Branco
Prémio de Excelência do do serviço de gestão de resíduos urbanos (ao consumidor)
– EMAP – Empresa Municipal de Ambiente do Porto, EM, SA

Na região, com os selos de qualidade exemplar de água para consumo humano relativos a 2019 foram ainda agraciados os trabalhos desenvolvidos pela Águas de Ourém, Aquanena, e SMAS de Tomar e, relativos a 2020, a Águas de Ourém, Câmara Municipal de Constância e Serviços Municipalizados de Abrantes.
A Abrantaqua foi uma das empresas que recebeu o selo de qualidade para o uso eficiente da água relativo a 2020.
Constância recebeu Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano
O Município de Constância foi distinguido com o Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano 2021, numa cerimónia que decorreu em Lisboa, no âmbito da 16º Expo Conferência da Água, um evento que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Sérgio Oliveira, e do Vereador do Ambiente, Pedro Pereira.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Sérgio Oliveira, «o Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano» revela o grande esforço que o Município desenvolveu para cumprir todos os critérios previstos no respetivo regulamento, mas, sobretudo, é o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelos funcionários do Município em prol da excelência na prestação deste serviço à comunidade».
O Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano é uma iniciativa da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) e do jornal Água & Ambiente, a qual distingue anualmente as entidades com desempenhos de referência na prestação destes serviços.