Foto: IPDJ

Este foi o último dos cinco roteiros regionais do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, entre 9 a 12 de janeiro, que passou por associações juvenis e desportivas, serviços regionais do IPDJ e Pousadas de Juventude da região de Lisboa e Vale do Tejo, incluindo no périplo pela região, além de Abrantes, também a União Desportiva Atalaiense, em Vila Nova da Barquinha, e o Sport Club Operário de Cem Soldos, em Tomar.

O objetivo deste roteiro é “reforçar o relacionamento entre o Governo e o movimento associativo jovem e desportivo, identificar oportunidades de melhoria e prioridades de ação, impulsionar a colaboração entre instituições, bem como contactar com os trabalhadores do IPDJ”.

Foto: IPDJ

Neste último dos cinco roteiros regionais, entre 9 e 12 de janeiro, com visitas a entidades da região de Lisboa e Vale do Tejo, passando pelos concelhos de Abrantes, Almada, Lourinhã, Moita, Peniche, Santarém, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra, Tomar, Torres Vedras e Vila Nova da Barquinha, com o itinerário a iniciar no distrito de Setúbal, e a terminar na sub-região do Oeste.

Na visita às instalações da Pousada da Juventude de Abrantes, e depois de já terem sido anunciadas as reaberturas das pousadas de Vila Real, Portalegre e Guarda, estando previsto um investimento de 1,2 milhões de euros na revitalização da rede das Pousadas da Juventude, o Secretário de Estado visitou o espaço e contactou com os jovens ali hospedados e funcionários.

Na ocasião, refere a autarquia em nota de imprensa, o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, “deu a conhecer a importância da Pousada da Juventude para Abrantes e para a região como ponto de acolhimento, nomeadamente para colmatar a oferta durante a realização de grandes eventos desportivos e demonstrou disponibilidade da autarquia para estabelecer um acordo para a intervenção a realizar no edifício da Pousada da Juventude”.

Foto: IPDJ

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, por seu turno, reconheceu que “temos condições para dar um pontapé de saída” para a intervenção de reabilitação na pousada, que tem estado nos últimos anos sob gestão da Movijovem.

No início da semana, João Paulo Correia já tinha dito que o investimento na reabertura das pousadas “faz parte de uma nova política de valorização das Pousadas da Juventude e que, além de estarem ao serviço da mobilidade juvenil, estas estruturas estão também ao serviço dos estudantes”.

“A rede das 42 pousadas responde com uma percentagem reduzida ao alojamento estudantil”, defendeu o governante, acrescentando que “com a reabertura destas pousadas pretendemos contribuir para o aumento dessa percentagem”.

Recorda o Governo que, “além da sua vertente de turismo direcionado para os jovens, as Pousadas de Juventude disponibilizam a estudantes do ensino superior, no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, que procura colmatar a problemática do alojamento estudantil”.

Pousada da Juventude de Abrantes. Foto: Booking

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *