A empresa RSA Reciclagem de Sucatas Abrantina SA., instalada no Parque Industrial de Abrantes, que recentemente celebrou 30 anos de atividade, tem um projeto de ampliação para instalações contíguas às atuais, o que criará condições para mais 10 postos de trabalho. Um investimento de 7,5 milhões de euros, com apoio municipal de 108.556,83 euros, deu conta o presidente da Câmara Municipal de Abrantes na terça-feira, 28 de maio, durante a reunião de executivo.
“Um apoio muito importante para as empresas já instaladas no nosso concelho e não só para novas empresas”, vinca Manuel Valamatos (PS). Ou seja, “a abordagem que temos de ter sobre o desenvolvimento económico do concelho e da região”, sublinhou.
A RSA propõe-se, assim, instalar uma nova unidade para diversificar o atual processo da empresa, implementando um novo processo de transformação com a instalação de três linhas de seleção e separação de materiais metálicos ferrosos e não ferrosos e materiais não metálicos, previamente fragmentados internamente na RSA ou em entidades externas, afim de se obter melhores concentrados de metais.
“Instalação de novos equipamentos, processos produtivos e diversificação do atual processo de produção da empresa e reabilitação de espaços devolutos da própria empresa”, acrescenta o autarca.

Para tal apresentou uma candidatura a apoios municipais de natureza fiscal e tributária, no âmbito do programa de incentivos à atividade empresarial – Abrantes Invest -, no valor estimado de 108.556,83 euros, aprovada por unanimidade em reunião de Câmara, o que se traduz no reconhecimento do projeto enquanto projeto empresarial de interesse municipal.
Para o presidente da Câmara de Abrantes, relativamente ao desenvolvimento económico, a visão deverá ser regional, “muito mais global, que enriquece este nosso Interior. Esta região tem de se valorizar: atraindo novas empresas e valorizando as que cá estão. Ficamos muito contentes em ver crescer as nossas empresas”.