Desde 2014, e até agosto de 2023, a Câmara de Abrantes já apoiou a instalação de 58 estabelecimentos comerciais no centro histórico, um investimento financeiro na ordem dos 113 mil euros que permitiu a criação de 89 postos de trabalho, anunciou a autarquia.
Segundo indicou o presidente da Câmara Municipal, em reunião de executivo, este ano, e até este mês de agosto, foram aprovadas 10 candidaturas, tendo os apoios concedidos nos primeiros oito meses deste ano já ultrapassado o total de apoio atribuído em 2022, o que levou à necessidade de um reforço da rubrica orçamental, no valor de 30 mil euros.
Como incentivo à atividade, a Câmara suporta 50% do valor da renda durante um ano de vigência do contrato de arrendamento no âmbito do Programa “+ Comércio no Centro”. A medida, aprovada por unanimidade, mereceu, no entanto, uma declaração de voto do vereador do PSD, Vitor Moura, tendo a mesma incidido sobre a dinâmica, ou a falta dela, no centro histórico da cidade.
ÁUDIO | MANUEL JORGE VALAMATOS e VITOR MOURA – CM ABRANTES:
Este programa de apoio possibilita aos promotores dos projetos a utilização de espaços comerciais devolutos com condições atrativas para desenvolverem as suas atividades de comércio e serviços, dinamizando as três áreas de reabilitação urbanas.
Desde 2014, ano em que entrou em vigor este programa de estímulo à atividade económica através da captação e instalação de diferentes atividades económicas que promovam, não só o comércio tradicional, mas também a dinamização dos espaços envolventes onde se instalem, nomeadamente nas diferentes Áreas de Reabilitação Urbana (Abrantes, Alferrarede ou Rossio), foram apoiados 58 estabelecimentos e criados 89 postos de trabalho.
Os dados foram revelados na reunião de executivo de 8 de agosto, quando a Câmara de Abrantes aprovou, por unanimidade, uma candidatura apresentada ao abrigo do Programa “+ Comércio” relativamente ao estabelecimento “Sempre Linda”, comércio a retalho de vestuário para adultos, localizado na Área de Reabilitação Urbana de Abrantes, na Rua Alexandre Herculano.
Para estímulo à atividade comercial, e de acordo com o regulamento do programa, o município apoia este negócio assegurando 50% da renda do estabelecimento durante 1 ano, sendo o montante total do apoio de 1.500,00€, o que corresponde a um apoio mensal de 125,00€.
Nesta reunião de Câmara, o Presidente da Câmara informou que foram apoiados 58 estabelecimentos desde que este programa entrou em vigor, em 2014, tendo sido criados 89 postos de trabalho. O apoio municipal cifrou-se neste período em 113 mil e 550 euros.

O “+ Comércio no Centro” é um programa municipal de estímulo à atividade económica que pretende ser uma forma de intervir e qualificar diferentes Áreas de Reabilitação Urbana do Concelho – Abrantes, Alferrarede e Rossio -, através da captação e instalação de diferentes atividades económicas que promovam, não só o comércio tradicional, mas também a dinamização dos espaços envolventes onde se instalem.
O regulamento está disponível para consulta AQUI.