O programa de rastreio do cancro da mama do Núcleo Regional do Sul (NRS) da Liga Portuguesa Contra o Cancro está no concelho de Abrantes, com uma Unidade, entre o final de maio e o final de agosto de 2018.

Tal como em anos anteriores, decorre no concelho de Abrantes o Rastreio do Cancro da Mama promovido pelo Núcleo Regional do Sul (NRS) da Liga Portuguesa Contra o Cancro, com o apoio da Câmara Municipal.

As datas e os locais são os seguintes:
Bemposta – Junto ao Parque de Festas, no período de 21Mai a 23Mai18;
S. Facundo – Junto ao parque desportivo, no período de 24Mai a 25Mai18;
Tramagal – Junto à extensão de saúde, no período de 28Mai a 1Jun18;
S. Miguel Rio Torto – Junto à Junta Freguesia, no período de 11Jun a 14Jun18;
Pego – Junto à Junta Freguesia, no período de 14Jun a 20Jun18;
Alvega – Junto à Praça da República, no período de 20Jun a 22Jun18;
Mouriscas – Junto à Extensão de saúde, no período de 25Jun a 27Jun18;
Carvalhal – Junto à Junta de Freguesia, no período de 27Jun a 29Jun18;
Alferrarede – Junto ao Centro de Saúde, no período de 2Jul a 9Jul18;
Abrantes – Junto ao Centro de Saúde Dom Almeida, no período de 10Jul a 31Ago.

A prevenção das doenças do foro oncológico é uma das principais atividades do NRS da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Nesta área de intervenção sobressai o Rastreio do Cancro da Mama, que integrado no Plano Oncológico Nacional e Programa Europeu Contra o Cancro, tem, como objetivos primordiais, a redução da letalidade da doença pois, através do diagnóstico atempado, é possível encontrar formas adequadas de tratamento, bem como melhorar a qualidade de vida dos pacientes, pois, a deteção precoce da doença permite encontrar meios menos agressivos para a debelar.

Para a consecução deste programa são utilizadas unidades móveis e fixa, guarnecidas por técnicas credenciadas em radiologia, que executam os respetivos exames às mulheres (convidadas, através de carta personalizada, a participar) com idade compreendida entre os 45 e os 69 anos, grupo etário a que se destina o rastreio.

O NRS dispõe dos seguintes meios para, na sua área de influência, exercerem de forma consistente o referido rastreio: unidades móveis, apetrechadas com equipamentos de mamografia, digitalizador de imagens mamográficas, técnicas de radiologia e pessoal administrativo, que se deslocam nos concelhos dos distritos de Beja, Évora, Leiria, Portalegre, Santarém e Setúbal. Em breve, outros distritos serão, igualmente cobertos; 1 Centro de Leituras e Aferições (CLA), sito em Lisboa, “coração” do rastreio, equipado com aparelhos de leitura de radiografias (mamografias), ecógrafo, mamografo e outros equipamentos médicos que permitem acurar o diagnóstico.

Existe ainda uma equipa de 5 médicos radiologistas que asseguram a leituras dos exames e efetuam outros exames complementares de diagnóstico, nos casos em que o exame radiológico não é conclusivo.

Na procura de soluções, para menorizar o impacto ambiental, em 2007, foi promovida a digitalização de imagens mamográficas, evitando, assim, a utilização de produtos químicos poluentes.

Os exames de rastreio e as consultas em Lisboa, são, totalmente grátis para as mulheres que participam no rastreio do cancro da mama.

Para mais informações contactar pelos telefones: 245 009 299 / 915 999 890; ou pelo e-mail:rcm.admin@ligacontracancro.pt

Paula Mourato

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *