Foto de grupo na Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes aquando da inauguração da Praceta S. João Baptista de La Salle, em 2018, em homenagem à memória do Colégio. Créditos: mediotejo.net

O quarto encontro La Salle, com alunos e professores do antigo colégio La Salle em Abrantes (atual escola Dr. Manuel Fernandes), realiza-se em Abrantes este sábado, dia 4 de maio.

Sendo já uma tradição, também em 2019 o encontro tem lugar na cidade florida, no sentido de reviver a amizade e o espírito de La Salle, assinalando o ano em que se comemora o tricentenário do falecimento de S. João Baptista de La Salle ( 30 de abril de 1651 – 7 de abril de 1719).

Trata-se de um ano jubilar, “pelo júbilo da memória do fundador das escolas populares, e pela continuidade e razão de ser da sua obra até à atualidade” refere a organização em nota de imprensa.

Assim, o encontro está marcado entre as 10h00 e as 11h00 na Praceta S. João Baptista de La Salle – Patrono Universal dos Professores, em Abrantes, seguindo-se, às 11h00, uma missa em comemoração do Ano Jubilar lassalista- Tricentenário do Falecimento de S. João Baptista de La Salle.

Uma hora mais tarde há lugar a uma fotografia de família e depois ao almoço convívio, pelas 13h00, no Parque de São Lourenço. Após o almoço decorreram projeções fotográficas e animação musical com queimada galega. O evento termina pelas 17h00.

Fundado em 1959 (e em permanência até 1975) o Colégio La Salle, em Abrantes, foi dirigido pela ordem religiosa La Salle e frequentaram o colégio jovens de todo o continente e ex-colónias.

Desde que João Batista de La Salle faleceu em 1719, a sua obra expandiu-se progressivamente por todos os continentes, nos quais foi pioneira em soluções educativas.

As cinquenta e oito escolas abertas nesse primeiro momento converteram-se nos atuais mil Centros Educativos. Neles trabalham, para além de 4110 Irmãos, em 77 países, cerca de 100 mil educadores e colaboradores, distribuídos por 82 nações de toda a geografia mundial (23 em África, 22 na América, 16 na Ásia, 18 na Europa e 3 na Oceânia).

Os Centros Educativos La Salle agrupam-se em Redes. No caso do colégio português faz parte do Distrito ARLEP (Agrupamento Regional Lassalista de Espanha e Portugal).

A sua formação é jurídica e a sua paixão é História mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 à cidade natal; Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

Leave a Reply