Este programa nasceu no seio da Associação ColorADD.social com o objetivo de fornecer uma resposta universal ao problema do daltonismo. Créditos: "ColorADD Social

O Município de Abrantes aderiu ao mais recente projeto da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo na área da Educação, o programa “ColorADD Social”, que será desenvolvido em todas as turmas do 3º ano de escolaridade, do primeiro ciclo do ensino básico, abrangendo cerca de 220 crianças.

A implementação do programa implica a realização de um conjunto de atividades para que os alunos e docentes compreendam as causas e consequências das limitações provocadas pela cegueira da cor, perturbação visual também conhecida por daltonismo.

Um dos objetivos principais do projeto é promover a inclusão social de forma a que os alunos com dificuldade de interpretação das cores tenham mais autoconfiança, autoestima, independência aquisitiva, autonomia e relacionamento interpessoal, contribuindo para a melhoria da aprendizagem.

Este programa nasceu no seio da Associação ColorADD.social com o objetivo de fornecer uma resposta universal ao problema do daltonismo, que afeta cerca de 350 milhões de pessoas no mundo, através de um código universal de identificação de cores, que permite identificar qualquer tipo e variante de cor. Esse código pode ser aplicado a materiais escolares, linhas de metro, catálogos de tintas, etiquetas de roupa, entre outros.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *