Presidente da República surpreende jovens rotários e assiste a noite de fados em Abrantes. Foto: Interact Abrantes

O Presidente da República não passou despercebido em Abrantes, na noite de sexta-feira, cidade que visitou de forma descontraída e onde esteve, inclusive, numa esplanada, a assistir a uma noite de fados. A surpresa inesperada marcou também a reunião do Interact de Abrantes, clube de jovens rotários, a quem Marcelo Rebelo de Sousa se juntou depois ter sido convidado para tal em pleno centro da cidade.

Circulando em Abrantes, no centro da cidade, pouco depois da hora de jantar, logo ali foi convidado, de forma espontânea, para se juntar ao grupo de jovens abrantinos, que reuniam aquela hora. Prontamente acedeu e com eles partilhou a sua experiência de companheirismo, já que também Marcelo Rebelo de Sousa faz parte do movimento rotário, nomeadamente no Rotary Club de Lisboa.

Perante os olhares atentos dos jovens abrantinos, Marcelo Rebelo de Sousa contou como tem dado o seu contributo para se cumprirem os lemas do movimento rotário, ajudando a construir uma comunidade melhor. O Presidente da República explicou as dificuldades que Rotary passou durante a pandemia e sublinhou a importância dos clubes rotários terem também clubes de jovens.

Abrantes tem dois clubes de jovens rotários, o Interact (dos 12 aos 17 anos) e o Rotaract (a partir dos 18 anos). Para os 12 jovens que estavam presentes na reunião, e outros quatro que estavam online, este foi um momento único.

Citada em nota de imprensa do Rotary de Abrantes, Leonor Esperto Pires, presidente do Interact, concretiza: “Ter a presença do Companheiro Marcelo Rebelo de Sousa numa reunião do Interact Club de Abrantes era certamente algo que não esperava. A sua simplicidade e conexão connosco, falando sobre Rotary, as experiências que teve e o futuro do movimento, ficará certamente na memória de todos nós. Desta reunião inesperada ficam as memórias e a vontade de fazer mais e melhor”, afirmou.

Também Joana Nogueira, secretária do Interact Club de Abrantes, manifestou o seu entusiasmo pelo momento vivido: “A presença do Companheiro Marcelo Rebelo de Sousa na reunião do Interact Club de Abrantes, apesar de inesperada, foi bastante enriquecedora para todos os presentes. O Companheiro deu-nos a conhecer um pouco da sua experiência pessoal enquanto membro do Rotary, o que certamente contribuiu para o nosso futuro no movimento. Foi de facto um momento memorável.”.

Presidente da República surpreendeu jovens rotários e assistiu a noite de fados em Abrantes. Foto: Interact Abrantes

O Interact Club de Abrantes tem 20 membros e o Rotaract Club de Abrantes tem 35 membros. Todas as semanas se reúnem para organizar iniciativas em prol da comunidade. A última foi a participação no Festival ao Alto, onde, através da venda de comes e bebes, angariaram fundos que lhes permitirão contribuir para melhorar a vida da comunidade abrantina. ´Dar de si antes de pensar em si´ é o lema rotário que estes jovens colocam em prática no seu dia a dia.

Depois da reunião com os jovens rotários, Marcelo Rebelo de Sousa circulava pela cidade quando encontrou o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, que o convidou a assistir a uma noite de fados que decorria no centro histórico, convite a que o Presidente da República também acedeu, para surpresa e contentamento de fadistas e público presente.

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *