Reunião de Câmara Municipal de Abrantes. Créditos: mediotejo.net

Para o mandato subsequente às eleições autárquicas de 26 de setembro, o presidente da Câmara Municipal de Abrantes fixou em quatro os vereadores a tempo inteiro, todos eleitos pelo Partido Socialista: João Caseiro Gomes, Celeste Simão, Luís Dias e Helena Raquel Olhicas que assumem funções de coadjuvação de Manuel Jorge Valamatos. Na última reunião de executivo foram trazidas para conhecimento da Câmara as delegações de competências.

Na sequência da definição das áreas de responsabilidade política dos elementos do executivo municipal, o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos (PS), delegou em João Gomes, designado para vice-presidente, a A. Logos – Associação para o Desenvolvimento de Assessoria e Ensaios Técnicos, a Médio Tejo 21 – Agência Regional de Energia e Ambiente da Região do Médio Tejo e Pinhal Interior Sul, a Tagusgás – Empresa de Gás do Vale do Tejo, SA, a APMCH – Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico, e a Sociedade Ponto Verde, SA.

Na vereadora Celeste Simão, o presidente delegou as seguintes competências: Conselho Municipal de Educação, na qualidade de responsável pelo pelouro da Educação e com funções de substituta do presidente da Câmara nas suas ausências e impedimentos, Conselho Municipal de Juventude, com funções de presidência, e Conselho Municipal de Segurança, com funções de presidência.

O vereador Luís Dias também recebeu competências delegadas pelo presidente. No caso foram a Turismo Centro de Portugal, ARTEMREDE – Teatro Associados, e Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2.

Por fim, a vereadora Raquel Olhicas recebeu como competências delegadas o Conselho Local de Ação Social, com funções de presidência, e o Conselho Municipal de Saúde, igualmente com funções de presidência.

Fica na competência do presidente da Câmara Municipal de Abrantes a ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses, a CIMT – Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, TAGUSVALLEY – Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Tecnopolo de Abrantes, TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, VALNOR – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, SA, Associação de Municípios do Vale do Tejo, e Conselho Municipal de Educação, na qualidade de presidente, com faculdade de substituição pela vereadora responsável pelo pelouro da Educação.

Na última reunião de executivo, na terça-feira, 2 de novembro, também foi tornado público pelo presidente da Câmara, após uma pergunta do vereador Vasco Damas, eleito pelo ALTERNATIVAcom, que Ana Paula Grijó, vereadora do PS no último mandato, é a nova chefe da Divisão de Desenvolvimento Económico, função anteriormente ocupada por Ricardo Aparício – também presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Abrantes – recentemente nomeado para diretor delegado dos Serviços Municipalizados de Abrantes (SMA).

Notícia relacionada:

Abrantes | Novo executivo municipal reuniu pela primeira vez e presidente distribuiu pelouros

Paula Mourato

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *