Presidente da Câmara intervém e anuncia regresso de médico de família a São Miguel do Rio Torto. Foto: mediotejo.net

O presidente da Câmara de Abrantes anunciou esta sexta-feira que vai reabrir o posto médico de São Miguel do Rio Torto já na segunda-feira, dia 11 de março, com consultas médicas e de enfermagem três vezes por semana, indo ao encontro das reivindicações da população, que não se conformava com o afastamento dos serviços de saúde de proximidade.

A população de São Miguel do Rio Torto e Bicas vai ter consultas médicas e de enfermagem às segundas, quartas e sextas-feiras, entre as 14:30 e as 16:00, e também a União de Freguesias de São Facundo e Vale das Mós recupera o serviço de enfermagem que havia perdido, duas vezes por semanas, também já a partir da próxima semana, embora ainda não tenha conseguido repor o atendimento médico.

Celeste Simão (vereadora), Manuel Valamatos (presidente CM Abrantes) e Luís Alves (presidente de freguesia) deram a boa nova à população. Foto: mediotejo.net

“A partir de segunda-feira vamos começar a ter médico de família em São Miguel, e enfermagem”, anunciou ao final da tarde desta sexta-feira Manuel Jorge Valamatos, perante os aplausos de cerca de uma centena de populares que voltaram a lotar o auditório da junta de freguesia de São Miguel do Rio Torto.

A população já havia protestado em sede de Assembleia Municipal pelo fecho do posto médico, com a abertura da Unidade de Saúde Familiar de Rossio ao Sul do Tejo, recusando-se a perder um serviço de proximidade tendo em conta que a população é envelhecida e tem pouca mobilidade para se deslocar a outra localidade. Além disso, as despesas seriam sempre outro fator a ter em conta, reclamando pela manutenção do serviço na aldeia, mesmo que só durante os dois dias da semana de que beneficiavam.

População de São Miguel voltou a encher o auditório da junta de freguesia, saindo satisfeitos com o regresso do medico à freguesia. Foto: mediotejo.net

Na semana passada, o recém empossado presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Valamatos (PS), foi ouvir a comunidade e as suas preocupações, solidarizou-se com os populares e pediu duas semanas que lhe permitissem ganhar tempo e encetar diligências no sentido de criar condições para o restabelecimento da atividade médica em São Miguel.

Bastou uma semana para resolver o problema junto do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) DO Médio Tejo, que se mostrou sensível aos argumentos do autarca e da população.

Eram 17:30, hora marcada para o encontro com a população, quando o presidente da autarquia entrou no auditório acompanhado da vereadora com o pelouro da Saúde, Celeste Simão, tendo de imediato dito ao que ia e lembrado as suas declarações na semana anterior:

Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes. Foto: mediotejo.net

“Eu disse que se não conseguirmos resolver o problema venho aqui e dou a cara. Se conseguirmos resolver o problema nem é preciso dizer nada. Mas eu acho que o problema está resolvido mas eu venho dar a cara na mesma”, disse, para satisfação e aplausos generalizados da população.

“A partir de segunda-feira vamos ter em São Miguel médico e enfermeiro, à segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, e com o tempo vão-se ajustando as coisas. Em São Facundo e Vale das Mós regressa o serviço de enfermagem”, reiterou, visivelmente satisfeito com a resolução deste problema, em solução a contento de todos.

“Temos de estar próximos das nossas comunidades e não fizemos mais do que o nosso dever e obrigação (…) que foi repor este serviço e transmitir tranquilidade às nossas pessoas”, concluiu o autarca.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

Leave a Reply