Parque Náutico de recreio e lazer de Aldeia do Mato, Abrantes. Créditos: CMA

A distinção com Bandeira Azul representa um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias e portos de recreio e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios do Programa Bandeira Azul. Estes estão divididos em 4 grupos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos e Segurança e Serviços.

A praia fluvial de Aldeia do Mato é uma das praias no Médio Tejo que tem Bandeira Azul e em que a qualidade das suas águas conquistou também o prémio Qualidade de Ouro da Quercus. Foto arquivo: mediotejo.net

No ano passado, na Praia Fluvial de Aldeia do Mato, foram hasteadas as Bandeiras que atestam a qualidade desta praia fluvial, tendo a mesma conquistado o Galardão de água balnear “Qualidade de Ouro” atribuído pela Quercus, que repete este ano, o Galardão Bandeira Azul, pela Associação Bandeira Azul da Europa, que vai hastear pelo 12º ano consecutivo, e ainda o de Praia Acessível – Praia para todos.

A praia fluvial de Aldeia do Mato está equipada com várias estruturas de apoio à prática de atividades balneares e náuticas de recreio como a piscina flutuante para crianças e adultos, embarcações não motorizadas (canoas, vela e remo), bar/cafetaria, instalações sanitárias e bungalows para quem quiser pernoitar, estando também equipada com rampa de acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

Praia fluvial de Aldeia do Mato, em Abrantes, vai hastear este ano novamente a Bandeira Azul (Foto: mediotejo.net)

Mais recentemente, foi instalado um cable park, para a prática de wakeboard em Aldeia do Mato, um investimento efetuado no âmbito da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e patrocinado por cada uma das cinco autarquias envolvidas à volta da albufeira de Castelo de Bode.

Praia Fluvial de Aldeia do Mato recebe Bandeira Azul pelo 12º ano consecutivo. Créditos: mediotejo.net

A Bandeira Azul vai ser hasteada também na Praia Fluvial de Fontes, equipamento que ostenta este galardão pelo quarto ano consecutivo, ou seja, desde que foi inaugurada em 2018.

A praia fluvial de Fontes encontra-se logo após descer do lugar de Cabeça Ruiva. Tem piscina flutuante na água, apenas para adultos, embora tenha cerca de 1 metro e meio de profundidade.

Praia fluvial em Fontes. Foto: CMA

A infraestrutura dispõem de serviços de apoio que contam com nove lugares de estacionamento, um dos quais para pessoas com mobilidade reduzida, acessos pedonais, um bar com 18,75 metros quadrados, sanitários, balneários, duches com uma área de 24 metros quadrados, um ponto de água potável, uma zona de lazer equipada com mesas, bancos e papeleiras, um parque para contentores de resíduos indiferenciados e ecoponto e iluminação pública bem como piscina flutuante na água, apenas para adultos.

A praia de Fontes dista cerca de quatro quilómetros da aldeia e no local foi também criada uma zona de proteção interdita a viaturas.

Na freguesia de Fontes, a cerca de 30 quilómetros da cidade de Abrantes, nasceu em 2018 uma nova praia fluvial no Zêzere e que hasteia a Bandeira Azul pela quarta vez consecutiva. Foto: DR

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias e portos de recreio e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios, sendo que estes Critérios do Programa Bandeira Azul estão divididos em 4 grupos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos e Segurança e Serviços.

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *