A Praça Raimundo Soares vestiu-se de Abril na tarde desta terça-feira, recebendo os membros da Assembleia municipal e da Câmara Municipal de Abrantes para uma sessão solene evocativa dos 43 anos do 25 de Abril de 1974. A população juntou-se aos políticos abrantinos, e juntos envergaram na lapela ou seguraram no colo ou na mão o vermelho símbolo da liberdade. Cravos vermelhos, adereços ou peças de vestuário da mesma cor, não deixaram restar dúvidas: na Praça do Município celebrou-se Abril.
Nas palavras ditas pelos representantes de cada força política representada na Assembleia Municipal fizeram-se soar os valores de Abril, feitos de liberdade, de democracia, de luta, de igualdade, de fraternidade, de coragem e inconformismo. A poesia foi denominador comum, inspirando discursos como o da autarca Maria do Céu Albuquerque (PS) que declamou ‘O Dia da Criação’, de Vinicius de Moraes, e como o de Elsa Lopes (CDU) com excerto de “O Futuro”, de Ary dos Santos.
A sessão encerrou com um momento musical com Mário Mata e os Amigos do Zeca, num tributo a Zeca Afonso que revisitou os grandes êxitos do cantautor como ‘Maria Faia’, ‘Vejam Bem’ e, claro está, aquele que se tornou o hino da revolução, ‘Grândola, Vila Morena’.
Veja (ou reveja) os vídeos da emissão dos discursos de Maria do Céu Albuquerque, presidente da CM Abrantes e de António Mor, presidente da Assembleia Municipal de Abrantes.
Fique com registos fotográficos desta sessão solene evocativa do 25 de abril.