Numa final muito disputada e com muito público presente no Estádio Municipal de Abrantes, a equipa de sub-15 do FC Porto venceu de forma justa o SL Benfica por dois golos sem resposta, no jogo decisivo da XV edição do Torneio Internacional de Iniciados, em futebol. O Porto, que sucede ao Sporting na conquista do troféu, passa a ser clube com mais vitórias neste torneio (4), seguido de Sporting e Benfica, ambos com três.

O jogo da final, num torneio de pré-época muito elogiado por ambos os treinadores, foi disputado em bom ritmo, apesar do calor que se fazia sentir em Abrantes. Com a preparação mais adiantada, a equipa nortenha superiorizou-se na segunda metade do desafio, com o Benfica a revelar quebra física, tendo os golos de Filipe Silva e Eduardo Martins selado o desfecho do encontro.

A equipa lisboeta ainda reduziu, no primeiro dos cinco minutos de descontos, mas o golo seria invalidado por posição irregular do avançado benfiquista. Vitória justa da equipa mais consistente, num jogo que teve vários cartões amarelos e um vermelho por quezílias ou entradas mais agressivas, tendo no final tudo terminado em bem, com os jogadores no final a trocarem cumprimentos em demonstração de fairplay.





Ficha de Jogo:

SL BENFICA:

Afonso Ferreirinha, Bernardo Nunes, David Fernandes, Digo Ricardo, Dylan Patel, Gustavo Santos, Hugo Gomes, Ismaíl Araújo, João Marta, Marco Figueiredo, Miguel Vieira, Ricardo Batista, Sebastian Belov, Simão Constantino (cap.), Tiago Ferreira, Tiago Rorigues, Tomás Almeida, e Tomás Ferreira.
Treinador: Pedro Daniel Miranda Faria.

ÁUDIO | PEDRO FARIA, TREINADOR DO SL BENFICA:
FC PORTO:

João Oliveira Tavares, Hildebrando Cardoso, João Miranda, Eduardo Martins, Gustavo Guerra, Emiliano Cassamá, João Matos, Rodrigo Gonçalves, João Brito (cap.), Martim Gonçalves, Diogo Martins, Daniel Gonçalves, Rodrigo Teixeira, Filipe Silva, João Peixoto, Vasco Dinis, Francisco Mendes, e Gonçalo Dias.
Treinador: José Carlos Matos Violante.

ÁUDIO | JOSÉ CARLOS VIOLANTE, TREINADOR DO FC PORTO:
Árbitros: Pedro Serra, Pedro Ferreira, João Rodrigues, e António Oliveira (4º árbitro) – AF Santarém.




Presidente da Câmara e patrono do evento elogiam qualidade do torneio
“São 15 anos de história deste Torneio onde as grandes equipas nacionais têm marcado presença, é um Torneio que reforça cada vez mais o seu posicionamento neste escalão e no futuro queremos que possa ser um evento desportivo que conte com a presença de outras equipas estrangeiras e venha reforçar ainda mais esta dinâmica muito relevante para Abrantes e para a nossa região”, destacou o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, na sessão de encerramento do Torneio de Iniciados de Abrantes 2023.

Jorge Andrade, patrono da edição deste ano que também jogou com a camisola do Real Club Deportivo de La Coruña de 2002 a 2007, salientou as boas condições onde se desenrolou o Torneio de Iniciados de Abrantes e destacou que “é um Torneio essencial para a idade Sub-15 porque a partir daqui podem entrar na Seleção Nacional”.
VIDEO/PORTO RECEBE A TAÇA DE CAMPEÃO DO TORNEIO DE ABRANTES:
O Sporting CP venceu por 2-1 os espanhóis do Corunha na disputa pelo 3º e 4º lugar, ao passo que a seleção de Abrantes foi derrotada pelo Vitória SC no jogo de apuramento do 5º e 6º lugar.
No final, ouvimos também Marco Cadete, treinador da seleção de Abrantes, que não escondeu a sua satisfação pela forma como o torneio decorreu, perante equipas com outro traquejo.

Marco Cadete referiu que a seleção de Abrantes, composta por jovens dos clubes do concelho, conseguiu apresentar momentos de qualidade e alguma competitividade, em três dias que lhes permitiram contactar e defrontar jogadores que integram os maiores clubes nacionais e crescer enquanto atletas.

ÁUDIO | MARCO CADETE, TREINADOR DA SELEÇÃO DE ABRANTES:
A seleção concelhia de Abrantes foi assim constituída:
Sport Abrantes e Benfica (14): Afonso Rosa, Afonso Salgueiro, Afonso Dias, Dinis Agostinho, Gonçalo Silvério, João Batista, Rúben António, Saulo Silva, Tomás Botas, Tomás Bento, Lucas Romagnoli, Dinis Seixas, João Salvador, e Santiago Vieira; Núcleo Sportinguista de Alferrarede (5): Henrique Cortês, Lucas Jesus, Tiago Santos, Tomás Esteves, e Tomás Bexiga; Casa do Povo do Pego (2): João Ventura e Marco Alves; Tramagal Sport União (1): Diogo Morgado.
Treinadores: Marco Cadete, Vasco Lopes, Joaquim Ferreira.
Diretores: António Horta e João Amaral.



Na sexta-feira, dia 11, o Sporting CP venceu a seleção concelhia de Abrantes por 5-0 no jogo de abertura do XV Torneio Internacional de Iniciados, disputado no campo de jogos do Pego. No outro jogo da ronda, o SL Benfica venceu o Vitória SC por 4-2, em jogo realizado no Estádio Municipal de Abrantes.

Jorge Andrade, ex-internacional português, patrono deste evento, marcou presença em Abrantes nos três ias do evento, tendo estado no jogo inaugural na sexta-feira, 11 de agosto, no campo de jogos do Pego, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, e da abrantina Joana Marchão, internacional portuguesa de futebol, que representou recentemente a seleção nacional na participação histórica no Campeonato do Mundo de Futebol Feminino.





As equipas, que foram divididas em dois grupos, jogaram nos dois campos da cidade desportiva de Abrantes, no Pego, em Tramagal e Alferrarede, com os três jogos das finais a serem disputadas nos campos nº 1 e nº 2 do Estádio Municipal de Abrantes.

O Grupo A foi composto por FC Porto, Sporting CP e Seleção Concelhia de Abrantes. No grupo B ficou o SL Benfica, Vitória de Guimarães e RCD Corunha, com os primeiros classificados de cada grupo a disputarem a final do torneio no domingo, 13 de agosto, às 11h45, no campo nº 1 da Cidade Desportiva.





Os quatro clubes do concelho (Abrantes e Benfica, Núcleo Sportinguista (NS) Alferrarede, CP Pego e Tramagal SU), com o escalão de iniciados (sub-15) foram os fornecedores de atletas à Seleção de Abrantes, orientada por Marco Cadete, ex-futebolista e atual treinador dos juvenis do NS Alferrarede.

O FC do Porto, que sucede ao Sporting CP na conquista do troféu, passa a ser clube com mais vitórias neste torneio, com quatro . Sporting CP, SL Benfica e FC Porto estão igualados no número de troféus conquistados em Abrantes, tendo cada um três vitórias. CADE (2), Belenenses (1), Boavista (1) e Real Valladolid (1) foram os outros vencedores.
CALENDARIZAÇÃO DOS JOGOS
Sexta-feira – 11 de agosto de 2023
Horário Jogo Equipas Campo Grupo
18h30 A Sporting CP 5 Seleção de Abrantes 0 Pego I
20h00 B SL Benfica 4 Vitória Sport Clube 2 N.º 1 Abrantes II
Sábado – 12 de agosto de 2023
Horário Jogo Equipas Campo Grupo
09h30 C Seleção de Abrantes 0 FC Porto 9 N.º 1 Abrantes I
11h00 D La Coruña 2 Vitoria SC 0 N.º 5 Alferrarede II
18h00 E SLBenfica 2 La Coruña 1 Nº 3 Tramagal II
19h45 F FC Porto 3 Sporting CP 3 Nº 1 Abrantes I
Domingo – 13 de agosto de 2023
Horário Jogo Equipas Campo Grupo
09h30 G Seleção de Abrantes 0 Vitória SC 5 Nº 2 Abrantes Apur 5º/6º
09h30 H Sporting CP 2 La Corunha 1 Nº 1 Abrantes Apur 3º/4º
11h45 I FC Porto 2 SL Benfica 0 Nº 1 Abrantes Apur 1º/2º
