Vai ser criado em Abrantes um Conselho Municipal de Turismo, ou um Observatório Turístico. A novidade foi avançada pelo vereador socialista, Luís Dias, com este pelouro na última reunião de Executivo, esta terça-feira 19 de março.
O Conselho Municipal de Turismo (CMT) funcionará como um órgão com funções de natureza consultiva, de articulação e de cooperação em matérias relacionadas com o turismo, visando a qualificação do concelho de Abrantes enquanto destino turístico.
A ideia passa por formar uma plataforma de debate em que os diferentes intervenientes, entidades públicas e privadas, possam contribuir para a qualificação da oferta turística municipal e, desta forma, para a qualificação dos destinos turísticos do território abrantino.
Em outros concelhos do País, o CMT tem por missão promover, acompanhar, analisar, estudar, debater e sustentar um processo de reflexão estratégica sobre o turismo no concelho, mobilizando os agentes locais do setor, tendo em vista a concretização de medidas e projetos estruturados e compatibilizados com o plano de atividades da Câmara Municipal e dos agentes turísticos.
Já o Observatório Turístico pode ser um projeto promovido pelo Município, com o objetivo de desenvolver o turismo local de forma sustentável, bem como, facilitar o planeamento e a gestão pública e privada da atividade.
Nos concelhos portugueses que optaram por um Observatório Turístico, este propõe-se encontrar as linhas orientadoras para o desenvolvimento do turismo, numa base de sustentabilidade, qualidade e diferenciação, perspetivando simultaneamente o desenvolvimento socioeconómico e cultural da comunidade.
O Observatório Turístico tenderá a procurar uma articulação entre os diversos “atores” do território que, de forma direta ou indireta, se encontram envolvidos nas temáticas do lazer e turismo.
