O Município de Abrantes vai avançar com a revisão da delimitação da Área de Reabilitação Urbana (ARU) do centro histórico da cidade e com a revisão do Programa Estratégico de Reabilitação Urbana (PERU) nos termos da proposta aprovada pelo executivo camarário a 22 de dezembro. O processo esteve em discussão pública e segundo a Câmara Municipal “não foram recebidas quaisquer reclamações ou sugestões”.
“Aquilo que fizemos foi reintroduzir mais zonas dentro desta Área de Reabilitação Urbana, por exemplo uma parte da Av. 25 de Abril estava fora, um conjunto de outras ruas e lugares que era importante trazer para dentro da ARU” no sentido de “orientar e movimentar a regeneração urbana e consequentemente o PERU, alterar um bocadinho este programa estratégico em função disso mesmo”, afirmou o presidente da Câmara Municipal.
Manuel Jorge Valamatos (PS) acrescentou que na ARU a reabilitação “será pelos privados, com os incentivos financeiros e fiscais para este propósito, e o PERU tem a ver com a intervenção mais pública na organização estratégica”.
A proposta que visa uma “Operação de Reabilitação Urbana Sistemática” foi aprovada por unanimidade no dia 22 de dezembro, em reunião de executivo, e posteriormente em sede de Assembleia Municipal.
“Queremos ter uma sessão de esclarecimento e informação pública para apresentar publicamente quais as nossas grandes intenções”, disse Manuel Jorge Valamatos.
Da mesma forma foi aprovada a delimitação da ARU e o PERU de Alferrarede bem como a delimitação da ARU e o PERU do Rossio ao Sul do Tejo.
“Está para muito breve” a regeneração urbana em Alferrarede e Rossio ao Sul do Tejo. A autarquia de Abrantes pretende revitalizar estas áreas no intuito de estimular a instalação de dinâmicas empresariais e comerciais. O Município sublinha a “forte possibilidade” que a regeneração trará ao investimento privado, nomeadamente em poder devolver à comunidade edifícios como o cinema de Alferrarede.
“Há muitos anos que nós desejamos implementar a ARU para Alferrarede e para o Rossio, é essa a nossa intenção”, disse o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, em declarações ao mediotejo.net.
O PERU de Alferrarede foi apresentado e aprovado em dezembro de 2018 estando avaliado em mais de 8 milhões de euros. Enquanto que o programa de investimento municipal para a ARU do Rossio, apresentado na mesma data, prevê vários investimentos públicos no valor de três milhões e 835 mil euros.
Foi ainda aprovado o Regulamento Municipal de Incentivos à Reabilitação Urbana do Município de Abrantes.
Segundo o presidente “este Regulamento é importantíssimo para dar eficácia àquilo que é a ARU e de certa maneira do PERU […] podendo ser mais incentivador do investimento privado atendendo aos níveis de conservação do edificado e aqui basta subir um nível para que as pessoas ver as suas candidaturas aprovadas em termos de benefícios fiscais”.