António da Cruz, ex-presidente da freguesia de Aldeia do Mato, morreu de forma repentina aos 83 anos. Foto arquivo: JA/Antena Livre

O ex-presidente da Junta de Freguesia de Aldeia do Mato (Abrantes), António da Cruz, morreu na quarta-feira, de forma repentina. Militante do PSD e um dos fundadores da Zona de Intervenção Florestal (ZIF) do norte do concelho, António da Cruz, 83 anos, foi hoje a sepultar no cemitério de Aldeia do Mato.

António da Cruz, engenheiro de formação, era natural da freguesia de Várzea dos Cavaleiros, concelho de Sertã, tendo sido presidente da Junta de Freguesia de Aldeia do Mato entre 2002 e 2009 (dois mandatos). Morreu de “doença súbita” na noite de quarta-feira, 4 de outubro, segundo relata a Junta de Freguesia local, expressando os sentimentos à família pela perda do seu ente querido.

“Presidente da Junta de Freguesia de Aldeia do Mato entre 2002 e 2009, o Engº António da Cruz foi um membro empenhado no desenvolvimento desta freguesia, seja enquanto autarca, seja enquanto cidadão ativo”, publicou a União de Freguesia de Aldeia do Mato e Souto, presidida por Álvaro Paulino.

“Reconhecido pelo seu dinamismo e pela sua dignidade humana, o Engº António da Cruz, além de presidente da Junta de Freguesia, foi também presidente da JARP – Junta de Agricultores de Rega da Pucariça, e membro do Núcleo Fundador da ZIF de Aldeia do Mato, tendo sido também presidente desta organização”, pode ler-se na missiva publicada na página da União de Freguesias, que manifesta o seu “profundo pesar” pelo falecimento do antigo autarca.   

Também a concelhia de Abrantes do PSD, presidida por José Moreno, manifestou um voto de pesar pela morte repentina de António da Cruz.

“É com enorme pesar que informamos o falecimento do nosso companheiro António da Cruz. Militante de longa data, o Eng. António da Cruz foi um ativo participante na vida política do nosso Concelho, tendo desempenhado diversos cargos autárquicos, nomeadamente, na Freguesia de Aldeia do Mato, onde foi Presidente da Junta e da Assembleia, bem como na Assembleia Municipal de Abrantes, na qualidade de Deputado Municipal. A CPS do PSD de Abrantes, endereça as mais sentidas condolências à família do Eng. António da Cruz”.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *