A Sociedade Recreativa Pro-Casais de Revelhos está a organizar a 1ª edição do concurso Miss Abrantes, integrada na 1ª eliminatória da eleição nacional da Miss Queen Portugal 2017, uma iniciativa sem fins lucrativos e com fins solidários sob o lema “Beleza pelo Bem”. A gala de eleição terá lugar no Hotel Segredos de Vale Manso, pelas 19h00, e a entrada tem um custo de 16 euros.
A gala final contará com momento de Cocktail/welcome drink e Sunset, acompanhados de atuações musicais no decorrer dos desfiles em traje casual, fato de banho/biquíni e vestido de cerimónia.
Nesta gala deverão existir coroações obrigatórias para Miss Abrantes, 1ª Dama, 2ª Dama (eleitas pelo júri presente); Miss Popular (eleita por telefone) e Miss Facebook (eleita por maior número de likes).
Ainda assim poderão ocorrer coroações para Miss Fotogenia (eleita pelos fotógrafos presentes); Miss Simpatia (eleita pelas concorrentes); Miss Social (eleita pelo júri); Miss Empresa X (eleita pelo representante da empresa em questão).
Esta iniciativa do projeto nacional Miss Queen Portugal, cujos coordenadores locais são o casal Fátima Ruela e Pedro David, ligados à Sociedade Recreativa Pro-Casais de Revelhos, representa um projeto educacional que pretende envolver as candidatas a Miss numa dinâmica consciente de reflexão sobre as problemáticas emergentes a nível ambiental, de saúde e social. O projeto envolve jovens dos 17 aos 27 anos, residentes em Abrantes, Constância, Sardoal e Mação.
A eleita Miss Abrantes será “embaixadora” destas causas ou de apenas uma, contudo, as cinco coroadas terão a responsabilidade de se envolverem efetivamente em ações solidárias a nível local. Pretende-se trabalhar e contribuir para a já iniciada mudança de mentalidades de que a cultura da beleza não pode ser só exterior e sim uma harmonia de inteligência, moral e princípios.
A Miss Abrantes deve ser o ideal de jovem com uma personalidade altruísta e que a sua beleza exterior seja o espelho da beleza interior. O projeto tem ainda a primazia de fazer parcerias e dar visibilidade a alguns setores da economia local.
Segundo a organização, as eliminatórias ocorrem em 3 fases. A 1ª fase do concurso ocorre a nível de concelhos. As 5 coroações obrigatórias – Miss Abrantes, 1ª Dama, 2ª Dama, Miss Popular e Miss Facebook – passarão à 2ª fase que ocorre a nível regional de 12 a 27 de Agosto de 2017. As candidatas que forem eleitas na 2ª fase passarão à 3ª fase, participando no estágio nacional de 19 a 22 de Setembro de 2017 e na gala final que coroa a MISS QUEEN PORTUGAL, no Casino Estoril a 23 de Setembro de 20l7.
A gala contará com apresentação de Marta Viveiros, apresentadora da CMTV nos programas “FlashVidas”, “Mundo LOUCO” e “Cem Maldades”, e com presença da fadista Dora Maria, natural de Nisa mas com fortes ligações a Abrantes, cidade para onde se mudou aos 7 meses de idade.
O júri de eleição da Miss Abrantes será Liliana Garcia, blogger de moda [Um Blog Fashion], o ator e modelo abrantino Nuno Janeiro (Morangos com Açúcar [2007], Bem-vindos a Beirais [2014], série Madre Paula [2017]), Bruno Tomás, presidente da União de Freguesias de S. João, S. Vicente e Alferrarede, Maria do Céu Albuquerque, presidente do Município de Abrantes.
Também foram convidadas para fazer parte do júri as Princesas do Tejo, concurso de beleza realizado na década de 70 e que contou com duas eleitas em Abrantes: Helena Janeiro (mãe do ator Nuno Janeiro), eleita Princesa do Tejo em Abrantes no ano de 1970 e Maria Justina Silva, eleita Princesa do Tejo em Abrantes no ano de 1971, último ano deste evento, segundo o mediotejo.net conseguiu apurar.