Mercado Municipal de Abrantes recebe este sábado uma Mostra de Sopas. Foto arquivo: CMA

O Mercado Diário de Abrantes mudou-se para novas instalações em abril de 2015 e, para assinalar a data, será lançada uma nova imagem deste espaço de modernidade no centro histórico da cidade. O Município pretende que o mercado se aproxime mais das pessoas, tornando-se mais acolhedor para quem compra e para quem vende. Será também dinamizada uma programação especial, com o intuito de criar novas dinâmicas, e entre as iniciativas haverá a primeira Mostra de Artes e Ofícios (2 de abril) e uma Mostra de Sopas (23 de abril).

Sob o lema “mais perto de si”, o Mercado Municipal vai ter “uma imagem mais moderna, dinâmica e colorida que abrange os produtos trazidos pelos nossos comerciantes: as flores, o peixe, a carne, as frutas e hortícolas, sem esquecer o pão e a cafetaria”, refere a autarquia em comunicado. Também no edifício existirão melhorias, com a sinalética a ser melhorada e os vendedores a serem identificados.

Na programação festiva do 7º aniversário, o Mercado Municipal de Abrantes vai receber no dia 2 de abril a 1ª Mostra de Artes e Ofícios, onde contará com a presença de artesãos locais e dos produtores que preservam os saberes de confeção tradicional. Esta mostra passará acontecer mensalmente, realizando-se no primeiro sábado de cada mês, a partir de abril, no Mercado Municipal ou na Esplanada 1º de Maio (sempre que as condições climatéricas o permitam), entre as 9h00 e as 13h00.

Todos os artesãos e produtores agroalimentares do concelho de Abrantes interessados em participar na Mostra de Artes e Ofícios poderão contactar a Divisão do Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal de Abrantes (telefone 241 330 100, tecla 4).

Edifício do Mercado Diário de Abrantes. Foto: DR

A celebrar não só o aniversário, mas também a chegada do bom tempo e da primavera, o Mercado Municipal será palco de uma Mostra de Sopas, dia 23, entre as 11h00 e as 15h30, numa iniciativa conjunta entre o Município e as Associações de Pais e Encarregados de Educação das Escolas de Abrantes.

Caldo verde, canja, sopa de couves com feijão, sopa de coentros com ovo, sopa da D. Cidalina, sopa de peixe, sopa de agrião com puré de feijão, a sopa da pedra ou o Borscht (sopa ucraniana) são algumas das iguarias que poderão ser degustadas nesta Mostra. As sopas serão confecionadas por 11 entidades e poderão ser degustadas no Mercado Municipal ou em casa, em regime de take away, informa a autarquia.

Também no dia 23 de abril, será realizada uma Oficina de Culinária, destinada ao público mais jovem, ministrada pelos alunos da EPDRA – Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes, que “irão ensinar as crianças dos 6 aos 10 anos a preparar uma sopa, onde o objetivo é incentivar ao consumo de produtos hortofrutícolas”. A Oficina de Culinária irá decorrer entre as 10h30 e as 12h00, no piso 1 do Mercado Municipal.

Foto: CMA

No mês de maio, a programação do Mercado Municipal irá ser dedicada às flores, com iniciativas previstas no âmbito das comemorações do Dia da Mãe.

O Município dá conta que haverá a comercialização de um cabaz especial com produtos do Mercado e a realização de uma exposição de flores de papel feitas pelos utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social concelhias e uma mostra bibliográfica temática.

Dia 21 de maio acontecerá o Mercado das Flores, e em simultâneo acontece o Passeio “À Descoberta das Flores do Centro Histórico”, entre as 10h00 e as 12h00.

Nesse dia será também dinamizada a iniciativa “Adote uma Flor”, que pretende “incentivar a comunidade abrantina a zelar pelos seus jardins e espaço público”, refere a autarquia.

Com esta nova dinâmica e programação, o Município pretende que o Mercado Municipal de Abrantes seja “o novo ponto de encontro da cidade e continue a ser o local de compra e venda dos produtos mais frescos”.

O Mercado Municipal de Abrantes funciona de Segunda a sexta-feira – 8h às 19h; Sábado – 7h30 às 13h30. Encerra aos domingos e feriados.

Programação festiva, com nova imagem, das novas dinâmicas do Mercado Municipal de Abrantes, na altura do 7º aniversário. Créditos: CMA

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.